19/09/2019

Uso de antibióticos associado com maior risco de artrite reumatoide

Redação do Diário da Saúde
Uso de antibióticos associado com maior risco de artrite reumatoide
Embora a ciência ainda não conheça 99% dos micróbios em nosso corpo, há indícios crescentes da participação das bactérias benéficas no nosso corpo em diversas condições de saúde, incluindo Alzheimer e Parkinson.[Imagem: 10.1073/pnas.1707009114]

Antibióticos e artrite reumatoide

O uso de antibióticos está associado a uma elevação no risco de desenvolver artrite reumatoide.

Quem garante são pesquisadores do Instituto Quadram e da Universidade Keele (Reino Unido), depois de analisar dados de registros médicos de milhares de pacientes.

Eles descobriram que as chances de desenvolver artrite reumatoide foram 60% maiores naqueles expostos a antibióticos do que naqueles que não tomavam esses medicamentos.

As probabilidades aumentaram com o número de tratamentos com antibióticos e com a frequência com que foram tomados.

O estudo sugere que, na subpopulação de pessoas que tomavam antibióticos, 26 em cada 100.000 foram afetadas pela artrite reumatoide.

A artrite reumatoide é possivelmente causada por uma mistura complexa de genética e diferentes fatores ambientais, portanto, este estudo não é motivo para parar de tomar antibióticos onde eles são necessários, ressalva a equipe.

Mas a descoberta também abre uma nova rota de pesquisas na busca pelos gatilhos da doença, o que pode ser vital na busca de maneiras de evitar essa condição.

Infecções, antibióticos e microbioma

Embora o estudo tenha sido grande, não se pode dizer com certeza se são os antibióticos que aumentam o risco ou se é a própria infecção que eles tratam.

Por exemplo, o tipo de infecção foi importante. As infecções do trato respiratório superior tratadas com antibióticos foram mais associadas a casos de artrite reumatoide, mas essa associação não foi observada em casos não tratados, mostrando que os antibióticos têm sua participação.

A análise do tipo de antibiótico tomado, por sua vez, mostrou que todas as classes aumentaram o risco de desenvolver artrite reumatoide, o que sugere que o risco poderia ser derivado dos próprios antibióticos. Isso também foi observado em outros estudos recentes que associaram o uso de antibióticos com um risco aumentado de outras condições autoimunes, incluindo diabetes tipo 1 e doença hepática autoimune.

"Quanto mais aprendemos sobre a complexidade do microbioma, e como os fatores, incluindo os antibióticos, afetam esses diversos ecossistemas microbianos, mais percepções temos sobre como isso pode alterar os principais resultados de saúde. O desafio agora é desatar os mecanismos que vinculam os micróbios a condições diferentes, incluindo a artrite reumatoide, para que possamos desenvolver novas terapias," disse a Dra Lindsay Hall.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.