08/02/2022

Vacina contra zika mostra resultados promissores em estudos pré-clínicos

Redação do Diário da Saúde
Vacina contra zika mostra resultados promissores em estudos pré-clínicos
Frasco da vacina experimental contra o vírus zika (ZPIV).[Imagem: WRAIR]

Vacina contra zika

Uma candidata a vacina contra o vírus zika mostrou-se eficaz na prevenção da transmissão do vírus da mãe para o feto nos primeiros estudos pré-clínicos em animais.

A vacina, que usa um vírus purificado e inativado, foi desenvolvida usando a mesma tecnologia usada para desenvolver uma vacina contra a encefalite japonesa. Ela já foi testada em animais não prenhes, mostrando que efetivamente elimina o vírus do sangue. Além disso, nos ensaios humanos de Fase 1, demonstrou-se segura e capaz de induzir uma resposta imune protetora.

"A vacina demonstrou ser segura para humanas não grávidas, mas é claro que precisamos saber se ela é segura e eficaz para as pessoas em maior risco: As mulheres grávidas e seus fetos," disse a professora In-Jeong Kim, do Instituto Trudeau, nos EUA. "Nossos estudos de prova de conceito mostram resultados muito promissores de que a vacina administrada antes da gravidez fornecerá altos níveis de proteção para mães e bebês".

Contudo, fazer testes rigorosos para provar que a vacina protege as mulheres e seus bebês contra infecções e má-formações graves é uma possibilidade altamente restrita por razões éticas e de segurança: Além de nenhuma autoridade de saúde dar o aval para uma pesquisa desse tipo, não haveriam voluntárias para participar do experimento.

É aí que entram os modelos animais.

Os pesquisadores avaliaram a vacina em camundongos prenhes e saguis. Os experimentos com as camundongos fêmeas demonstraram que a vacina preveniu cerca de 80% das má-formação fetais, e anticorpos capazes de neutralizar o vírus foram detectados em amostras de sangue fetal oito dias após a infecção.

Quatro saguis fêmeas também foram imunizadas com a vacina ZPIV. Depois que engravidaram, elas foram expostas ao vírus zika: Apenas 1 de 12 descendentes testou positivo para o vírus zika, demonstrando mais de 90% de eficácia.

Os pesquisadores estão testando agora o que acontece quando a vacina é administrada durante a gravidez das saguis.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.