20/08/2021

Vacina intranasal protege contra covid-19 e reduz transmissão do vírus

Redação do Diário da Saúde
Vacina intranasal contra covid-19 mostra primeiros resultados promissores
A aplicação de duas doses da vacina intranasal reduziu significativamente a "liberação" do vírus pelo nariz e pelos pulmões. [Imagem: Jun-Guy Park et al. - 10.1016/j.isci.2021.102941]

Vacina intranasal contra covid-19

Uma nova vacina contra a covid-19, a ser administrada pelo nariz, deu um passo significativo para sair dos laboratórios.

Os ensaios pré-clínicos em animais da vacina intranasal mostraram uma redução no impacto da doença e na transmissão do vírus.

Os pesquisadores imunizaram hamsters com duas doses da vacina e constataram uma proteção completa contra a infecção pulmonar, inflamação e lesões patológicas depois que os animais foram expostos ao vírus SARS-CoV-2.

Além disso, a aplicação de duas doses da vacina intranasal reduziu significativamente a liberação do vírus pelo nariz e pelos pulmões dos animais, sugerindo que a vacina tem o potencial de controlar a infecção no local da inoculação. Isso pode prevenir as doenças clínicas e a transmissão do vírus, ajudando a interromper a propagação da covid-19.

"Nossos estudos demonstram que a indução de uma resposta imune local no ponto de entrada do SARS-CoV-2 tem o potencial não apenas de limitar a doença clínica, mas também - e talvez ainda mais importante - a transmissão do vírus de indivíduos infectados para não infectados," disse o Dr. Muhammad Munir, da Universidade Lancaster (Reino Unido), que está desenvolvendo a vacina intranasal em colaboração com pesquisadores do Instituto de Pesquisas Biomédicas do Texas (EUA).

Como enganar o coronavírus

A vacina intranasal contra covid-19 é baseada em um vírus comum nas aves domésticas, chamado Vírus da Doença de Newcastle (NDV). Ele pode se replicar em humanos, mas é inofensivo.

Os cientistas manipularam o NDV para que ele passasse a produzir as proteínas de pico do vírus SARS-CoV-2, que causa a covid-19, enganando o corpo e fazendo com que ele desenvolva uma resposta imune contra o SARS-CoV-2.

Esta vacina também poderá fornecer uma alternativa de baixo custo para os países mais pobres, uma vez que pode ser fabricada usando a mesma infraestrutura usada para fabricar as vacinas contra o vírus da gripe, o que deverá torná-la muito mais barata do que as opções injetáveis atuais.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.