16/03/2009

Vegetarianos têm risco menor de sofrer de câncer

Redação do Diário da Saúde

Vegetarianos têm menos câncer

Depois de analisar os dados médicos de 52,7 mil pessoas, com idades de 20 a 89 anos, pesquisadores da Cancer Research (Reino Unido) concluíram que as pessoas que não ingerem carne têm uma incidência significativamente menor de serem acometidos por cânceres de diversos tipos do que as pessoas que incluem carne em sua dieta.

O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition, coordenado pelo professor Tim Key.

Este é o primeiro estudo exaustivo que procura relacionar a dieta vegetariana e a incidência de câncer. "É interessante. O estudo sugere que pode haver alguma redução do risco de câncer em vegetarianos e pessoas que comem peixe e precisamos examinar isto com cuidado", afirmou o pesquisador.

Câncer colorretal

Por outro lado, o estudo também encontrou uma maior incidência de câncer colorretal entre os vegetarianos. Esse tipo de câncer, que engloba os tumores que atingem o intestino grosso e o reto, acometeu quase um terço dos participantes do estudo que seguem dietas vegetarianas.

Contudo, o pesquisador alerta que a forma como o estudo foi conduzido não permite estabelecer uma associação entre a dieta vegetariana, ou a ingestão de carne, e a incidência de câncer colorretal. Segundo ele, serão necessárias novas pesquisas para avaliar como a ingestão de carne se insere no quadro mais geral desse tipo específico de câncer.

Para todos os demais tipos de câncer, os vegetarianos apresentaram uma incidência menor do que as pessoas com dietas que incluem a ingestão de carne.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.