23/09/2013

Videogame melhora percepção de movimento - mas só quando se anda para trás

Redação do Diário da Saúde
Videogame melhora percepção de movimento - mas só quando se anda para trás
Andar para trás é um movimento bastante comum no mundo dos jogos de ação, principalmente quando um jogador está esquivando-se de um inimigo ou explorando uma área.[Imagem: Wikipedia]

Já se sabe que os videogames estimulam decisões rápidas e que, especificamente, os videogames de ação melhoram a visão.

Claire Hutchinson e Rachel Stocks, da Universidade de Leicester (Reino Unido), queriam ver se os movimentados jogos eletrônicos em primeira pessoa também poderiam melhorar a percepção do movimento.

Nos videogames em primeira pessoa, o jogador vê o mundo virtual como se a tela fossem seus olhos, e o jogo quase sempre se concentra em detectar movimentos - geralmente para destruir qualquer coisa que se mova.

Andando para trás

Contudo, o estudo mostrou que, no geral, os jogadores não são melhores do que os não-jogadores na percepção de movimentos.

Jogar jogos de ação em primeira pessoa só melhora a sua percepção do movimento quando você está andando para trás.

A única diferença significativa identificada entre jogadores e não-jogadores foi no caso da chamada contração do movimento radial - que, em geral, só experimentamos quando viajamos olhando para trás, vendo o ambiente encolher-se à distância.

Os jogadores revelaram-se significativamente melhores em detectar este movimento do que os não-jogadores.

Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque andar para trás é um movimento bastante comum no mundo dos jogos de ação, principalmente quando um jogador está esquivando-se de um inimigo ou explorando uma área.

Por outro lado, nós muito raramente andamos para trás na vida cotidiana.

Treinamento cotidiano

"Eu esperava que as pessoas que jogam um monte de jogos se saíssem melhor em todos os testes - mas se você pensar sobre isso, quando você anda e dirige um carro, você experimenta os mesmos movimentos [experimentados nos jogos] na vida cotidiana.

"O fato de que os jogadores foram significativamente melhores na contração radial mostra que os jogos têm a capacidade de treinar seu sistema visual. O próximo passo será analisar o efeito de outros tipos de jogos," concluíram os pesquisadores.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.