17/08/2018

Vídeos mostram problemas de comunicação entre médicos e enfermeiros

Redação do Diário da Saúde
Vídeos mostram problemas de comunicação entre médicos e enfermeiros
A comunicação é realmente importante nos hospitais e consultórios: Ser rude com o médico piora a qualidade do tratamento.[Imagem: University of Florida]

Comunicação entre médicos e enfermeiros

Falhas na comunicação entre médicos e enfermeiros - aí incluídas as enfermeiras e as médicas - estão entre as principais razões para os erros médicos durante atendimentos nos hospitais.

Quem garante são pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA), que gravaram interações entre enfermeiros e médicos, e depois fizeram com que eles assistissem os vídeos e analisassem as cenas juntos.

Uma das principais barreiras para uma boa comunicação, disse a pesquisadora Milisa Manojlovich, é que a hierarquia do hospital coloca os enfermeiros em desvantagem, e muitos têm medo de dizer a verdade aos médicos.

O debate levantou vários temas para tentar explicar a má comunicação, e ambos, enfermeiros e médicos, melhoraram seus estilos de comunicação depois da experiência, garanteManojlovich.

Permissão para falar

O experimento revelou sobretudo que, como os médicos e os enfermeiros abordam os cuidados com o paciente a partir de ângulos muito diferentes, alcançar a compreensão não é fácil.

Os vídeos mostraram que os enfermeiros não solicitavam diretamente o que queriam e nem expressavam suas necessidades. Eles se comunicavam indiretamente, o que confundia os médicos, que frequentemente ignoravam os pedidos dos enfermeiros e passavam para o próximo item da pauta, em vez de pedir esclarecimentos sobre o que não haviam entendido.

As gravações também mostraram que, durante uma comunicação de qualidade, a linguagem corporal de ambas as partes imitava a outra. Em relacionamentos tensos, a linguagem corporal não estava em sincronia.

No geral, as interações foram positivas, no sentido de que não houve qualquer disputa, mas havia muito espaço para melhorias, escreveu a equipe em seu artigo descrevendo a experiência, publicado na revista médica BMJ Quality & Safety.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.