09/09/2014

Vídeos do Youtube podem ajudar a salvar vidas?

Redação do Diário da Saúde

Vídeos de ressuscitação

Apenas uns poucos vídeos sobre ressuscitação cardiopulmonar e suporte básico de vida disponíveis no YouTube fornecem instruções que são coerentes com as orientações de saúde mais recentes.

A conclusão é de uma equipe de especialistas em Medicina de Emergência da Turquia, que analisou todos os vídeos e publicou os resultados na revista científica Emergency Medicine Australasia.

O reconhecimento e o tratamento rápidos das paradas cardíacas súbitas são essenciais para melhorar a sobrevivência das vítimas, o que tem justificado a elaboração de muitos vídeos a respeito, com o objetivo de disseminar os conhecimentos a esse respeito para a população em geral.

Os especialistas reviram esses vídeos educativos feitos nos últimos três anos acessados via YouTube como resultados de termos de busca como "ressuscitação cardiopulmonar", "suporte básico de vida" e suas respectivas siglas.

Dos muitos milhares de vídeos mostrados que aparecem como resultado dessas buscas, a maioria foi excluída por uma variedade de razões, incluindo serem irrelevantes ou terem cunho comercial, por exemplo. Além disso, os pesquisadores só avaliaram vídeos narrados em inglês.

Feita a peneira, restaram 209 vídeos que foram detalhadamente analisados.

Vídeos de emergência

Somente 11,5% dos vídeos analisados são totalmente compatíveis com as diretrizes médicas no que diz respeito à sequência de intervenções a serem feitas em pessoas que apresentam eventos cardíacos súbitos.

"Embora vídeos bem elaborados possam criar consciência e serem úteis como ferramentas de treinamento, eles nunca podem substituir as instruções práticas de um profissional de saúde devidamente qualificado," disse o Dr. Paul Middleton, membro da equipe.

"As pessoas que querem aprender ressuscitação cardiopulmonar e suporte básico de vida devem procurar um curso de formação devidamente credenciado," recomenda ele.

O Dr. Middleton ressalta que alguns vídeos disponíveis no YouTube fornecem um suporte educacional competente sobre como realizar ressuscitação cardiopulmonar e suporte básico de vida, mas encontrá-los não é fácil, e muito poucos poderiam ser considerados verdadeiramente perfeitos em ensinar essas práticas.

Infelizmente a dificuldade em encontrar os vídeos continua, uma vez que os pesquisadores não indicaram os vídeos considerados adequados.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.