08/05/2015

Vírus da gastroenterite pode se espalhar pelo ar

Redação do Diário da Saúde

Norovírus

Os norovírus, um grupo de vírus responsáveis por mais de 50% dos casos de gastroenterite em todo o mundo, podem se espalhar pelo ar até vários metros a partir de uma pessoa infectada.

Essa descoberta sugere que as medidas aplicadas em hospitais durante os surtos de gastroenterite podem ser insuficientes para conter efetivamente esse tipo de infecção.

Hoje se considera que os vírus se espalham apenas por contato direto, e todas as medidas de higiene partem desse princípio, o que significa que elas são ineficazes.

Vírus da gastroenterite

Caroline Duchaine e seus colegas da Universidade de Laval (Canadá) avaliaram oito hospitais e instalações de cuidados de longa duração afetados por surtos de gastroenterite.

Eles coletaram amostras de ar a uma distância de 1 metro de cada paciente, às portas dos seus quartos e nas salas das enfermeiras.

Os norovírus foram encontrados no ar em seis dos oito hospitais analisados.

Os vírus foram detectados em 54% dos quartos dos pacientes com gastroenterite, em 38% dos corredores que levam a esses quartos, e em 50% dos postos de enfermagem.

As concentrações de vírus variaram de 13 a 2.350 partículas por metro cúbico de ar - uma concentração de 20 norovírus por metro cúbico é geralmente suficiente para causar a gastroenterite.

"As medidas aplicadas em ambientes hospitalares foram pensadas somente para limitar o contato direto com pacientes infectados. À luz dos nossos resultados, essas regras precisam ser revistas para levar em conta a possibilidade de transmissão por via aérea dos norovírus. O uso de unidades de filtração de ar móveis ou o uso de proteção respiratória em torno dos pacientes com gastroenterite são medidas que valem a pena ser avaliadas," disse a Dra. Duchaine.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.