29/03/2016

Vírus zika pode ter chegado ao Brasil em 2013

Com informações da BBC

Zika e Copa do Mundo

Desde o início do surto de zika e de casos de microcefalia no Brasil, passou-se a especular qual teria sido a origem do vírus e como ele teria chegado ao país.

Uma das hipóteses mais populares era a de que o zika teria sido trazido para o Brasil na Copa do Mundo, quando milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no país para o Mundial.

Mas essa hipótese foi descartada por um estudo conduzido por cientistas britânicos e brasileiros, que buscaram os caminhos que o zika percorreu para chegar ao Brasil.

Os dados, divulgados na publicação científica Science, sugerem que o zika chegou ao país entre maio e dezembro de 2013.

Isso foi muito antes de os primeiros casos terem sido detectados, em 2015.

Outra ideia popular era de que o vírus teria chegado ao Brasil durante o Campeonato Mundial de Canoagem de Velocidade, em 2014 - essa teoria também foi descartada pela pesquisa.

Caso zero de zika

Para rastrear as origens de um vírus, é preciso estudar a genealogia genética dele. Os pesquisadores analisaram o código genético de sete amostras de zika colhidas pelo Brasil.

Primeiramente, descobriram que todos os vírus estavam relacionados diretamente, o que sugere que a infecção foi trazida ao Brasil por apenas uma pessoa.

Desde então, o vírus se espalhou por 34 países ou territórios.

Mas o zika ainda é um vírus que tem frequentes mutações. As pequenas diferenças encontradas em cada amostra permitiram aos cientistas construir uma árvore genealógica do zika e estimar quando seu ancestral comum chegou ao Brasil.

Segundo essa conclusão, o vírus foi trazido para o Brasil em entre o meio de 2013 e o fim daquele ano.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.