05/04/2011

Você realmente conhece seus amigos?

Redação do Diário da Saúde

Qualidade da amizade

Como o seu melhor amigo se comporta quando as pessoas precisam de ajuda? Ou quando as pessoas se comportam de forma desonesta?

O que ele pensa quando outros se sentem desconfortáveis em situações sociais?

Se você não sabe responder a essas questões, seu relacionamento poderá se ressentir disso, de acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science.

Conhecendo a personalidade

Há inúmeras formas ou níveis de conhecimento da personalidade de alguém. Você pode dizer "Ela é extrovertida", ou "Ele normalmente é feliz".

Você pode também saber como ele ou ela se comportará em diferentes situações e ante o comportamento de outras pessoas.

"Esta é uma forma mais detalhada de entender a personalidade," afirmam Charity A. Friesen e Lara K. Kammrath, da Universidade Wilfrid Laurier, nos Estados Unidos. "Você pode saber que uma pessoa é extrovertida quando está com seus amigos e mais introvertida quando está em uma situação nova."

Mas quando uma pessoa se depara com uma lista de situações, então como ela se comporta?

As pesquisadoras chamam isso de "perfil se-então" - se "isto" acontecer, então a pessoa fará "aquilo".

Em uma pesquisa realizada com estudantes universitários, as cientistas descobriram que saber corretamente como um amigo reagirá a determinada situação tem um impacto direto na qualidade da amizade.

Perfil se-então

O "perfil se-então" é avaliado colocando a pessoa diante de uma situação - neste caso, cabia ao voluntário antecipar como seu amigo se comportaria em cada situação.

As pessoas que apresentaram mais conhecimento do "perfil se-então" dos seus amigos tinham um nível de relacionamento muito mais estreito com esse amigo.

Elas tinham menos conflitos com esse amigo e menos frustrações com o relacionamento.

Segundo as pesquisadoras, a observação casual das habilidades e expressões do outro pode permitir a construção de um "perfil se-então" com grande facilidade.

"Se eu estou próximo a alguém, eu posso realmente começar a aprender seu perfil se-então, e isto vai se refletir positivamente no nosso relacionamento," dizem elas.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.