17/11/2014

Wikipédia permite prever surtos de doenças

Redação do Diário da Saúde
Wikipédia permite prever surtos de doenças
Os pesquisadores destacam que é possível desenvolver modelos de computador para rastrear e prever doenças em diferentes regiões usando o que eles chamam de "epidemiologia matemática" e "epidemiologia computacional".[Imagem: Cortesia Sara Del Valle Group]

Apenas analisando visualizações de páginas de artigos da Wikipedia é possível monitorar e prever o espalhamento de doenças ao redor do globo.

A descoberta surpreendente foi feita pela equipe da Dra. Sara Del Valle, do Laboratório Nacional Los Alamos (EUA).

Monitorando os artigos da Wikipedia sobre cada doença, a equipe monitorou com sucesso surtos de gripe nos Estados Unidos, Polônia, Japão e Tailândia, a dengue no Brasil e na Tailândia, e a tuberculose na China e na Tailândia.

A análise estatística também permitiu prever todos, exceto um desses surtos (a tuberculose na China), com pelo menos 28 dias de antecedência.

Dra. Wikipédia

Os resultados sugerem que as pessoas começam a procurar informações relacionadas com a doença na Wikipédia antes de procurar um médico.

Os pesquisadores destacam que é possível desenvolver modelos de computador para rastrear e prever doenças em diferentes regiões usando o que eles chamam de "epidemiologia matemática" e "epidemiologia computacional".

Para isso, eles recomendam "treinar" modelos de inteligência artificial usando dados de saúde pública em um local e implementar o modelo de previsão em outra região.

Por exemplo, pode ser possível criar modelos usando dados do Japão para rastrear e prever o espalhamento de uma doença na Tailândia. Isto é particularmente importante para países que não possuem dados confiáveis ou estatísticas sobre as doenças.

 

Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br

URL:  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.