25/10/2016

Adesivo avisa quando é hora de sair do Sol

Redação do Diário da Saúde
Adesivo avisa quando é hora de sair do Sol
O sensor adesivo é quase invisível - ele ficará verde quando você tiver tomado Sol suficiente.
[Imagem: Michele E. Lee et al. - 10.1021/acssensors.6b00491]

Dilema do Sol

O Sol é essencial para a produção de vitamina D, necessária para a saúde dos ossos, e talvez ainda mais útil na prevenção de vários cânceres.

Contudo, com os alertas insistentes para o uso de protetores solares, como saber quando já tomamos Sol o suficiente para que ele seja saudável e, sobretudo para as pessoas de pele mais clara, sem correr riscos de exposição excessiva?

A equipe do professor Andrea Armani, da Universidade Sul da Califórnia (EUA) está tentando ajudar a resolver esse dilema.

Sol suficiente para vitamina D

A equipe desenvolveu um adesivo flexível, para ser colado sobre a pele, que muda de cor quando absorve a quantidade de radiação solar recomendada pela Organização Mundial da Saúde para garantir a adequada sintetização da vitamina D.

O sensor tem menos de meio milímetro de espessura, é extremamente flexível, não precisa de bateria e, ao contrário de dispositivos similares, não depende de um celular ou relógio digital para dar o resultado - ele simplesmente fica verde.

E, claro, o sensor funciona mesmo molhado.

Durabilidade e sensibilidade

Como mede a incidência total do Sol, o dispositivo também leva em conta a atuação do filtro solar que a pessoa possa eventualmente aplicar.

O protótipo apresentou uma vida útil de cinco semanas, o que talvez seja pouco para garantir sua colocação no mercado.

A equipe já está trabalhando nisso e pretende também ajustar o funcionamento do sensor para diferentes tipos de pele, que apresentam sensibilidades variadas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cuidados com a Pele

Sensores

Vitaminas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.