Adolescentes terão caderneta de saúde

Semana da Juventude

O jovem deve buscar com mais frequência os serviços oferecidos pelas unidades públicas de saúde. Foi o que defendeu a coordenadora da área de Saúde do Jovem e do Adolescente, do Ministério da Saúde, Thereza De Lamare, ao participar do seminário Mais Saúde na Juventude: Vamos Falar Disso?.

O seminário é uma promoção do ministério por ocasião do início das comemorações da Semana da Juventude, que começa hoje. Estão reunidos jovens, especialistas e gestores de todo o país para discutir saúde sexual e reprodutiva, violência e acidentes, bebidas alcoólicas, drogas, meio ambiente, esporte e lazer.

Diversos grupos vão discutir essas questões e apresentar conclusões que poderão motivar a elaboração de macropolíticas em favor da juventude, segundo Thereza De Lamare.

Caderneta de saúde do adolescente

Dentre as iniciativas do ministério nessa direção está a distribuição, até o mês que vem, em 433 municípios, de 4 milhões de cadernetas de saúde do adolescente. Mais 4 milhões serão distribuídas em 2010.

As cadernetas serão usadas para o acompanhamento da saúde de jovens de 10 a 16 anos de idade. São 50 páginas em que vão ser feitas as anotações de atendimento e a prestação de informações sobre saúde sexual e reprodutiva, alimentação, puberdade, o perigo das drogas e os cuidados necessários nessa faixa etária da população.

Segundo Thereza, o governo quer dar mais visibilidade ao atendimento de jovens, dentro da visão de que eles requerem cuidados especiais por estarem em fase de crescimento e desenvolvimento.

Saúde nas Escolas

Os municípios inicialmente escolhidos para o recebimento das cadernetas apresentaram projetos voltados para essa parcela da população, além de integrarem programas do ministério, como o Saúde nas Escolas e o Saúde e Prevenção nas Escolas.

De acordo com o Ministério da Saúde, os jovens de 10 a 24 anos significam apenas 12% das consultas e dos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma série de eventos dirigidos à juventude será realizada em todos os estados nesta semana, como oficinas, palestras em escolas, corridas, passeios ciclísticos, apresentações teatrais e outros eventos culturais. Os temas abordados serão hábitos saudáveis, prevenção de doenças, puberdade e orientação sobre sexo seguro.


Ver mais notícias sobre os temas:

Adolescência

Saúde da Mulher

Saúde do Homem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.