05/03/2015

Adultos têm gripe de verdade apenas a cada 5 anos

Com informações da BBC

Caça aos vírus

Um novo estudo sugere que adultos só têm uma gripe de verdade a cada cinco anos.

Apesar de muitos ficarem doentes com uma frequência maior do que essa, infecções parecidas à gripe geralmente são as responsáveis por esses episódios, segundo a equipe internacional de cientistas.

A pesquisa, publicada na revista especializada PLoS Biology, analisou as nove principais variedades de gripe conhecidas e em circulação no mundo entre os anos de 1968 e 2009 e incluiu 151 voluntários com idades entre 7 e 81 anos.

Os pesquisadores, do Imperial College de Londres e de institutos nos Estados Unidos e na China, procuraram anticorpos no sangue dos voluntários para tentar descobrir se eles realmente tinham sido infectados com os vírus da gripe e com qual frequência.

Eles descobriram que, enquanto as crianças pegaram gripe a cada dois anos aproximadamente, as infecções ficavam menos frequentes com o passar dos anos. A partir dos 30 anos, as infecções por gripe tendem a ocorrer a uma taxa estável de cerca de duas vezes por década entre os voluntários pesquisados.

Gripe rara

Steven Riley, um dos autores do estudo, afirmou que a análise incluiu variedades de vírus que se espalharam rapidamente pelo mundo, incluindo Europa e Estados Unidos.

"Para adultos, descobrimos que a infecção por influenza é, na verdade, menos comum do que alguns pensam. Na infância e adolescência, é mais comum, possivelmente pelo fato de as crianças terem mais contato com outras pessoas", acrescentou.

Para Ron Eccles, do Centro de Resfriado Comum da Universidade de Cardiff, na Grã-Bretanha, afirmou que o estudo é "interessante". "Existe muita confusão entre resfriados e gripe", acrescentou.

Resfriado ou gripe?

Resfriados e gripes são causados por vírus, mas pode ser difícil diferenciar as duas doenças levando em conta apenas os sintomas.

As duas doenças podem causar febre e dor de garganta, além de tosse e espirros. Aliás, ambas são transmitidas de pessoa para pessoa através de espirros e tosse.

O que uma pessoa considera gripe, outra pode chamar de um resfriado forte, por exemplo.

A gripe é mais grave e normalmente faz com que a pessoa queira ficar na cama. Os sintomas incluem dores, nariz entupido ou escorrendo.

A gripe é desagradável, mas não é uma ameaça para a maioria dos adultos saudáveis. No entanto, pode trazer consequências graves para idosos e pessoas com outros problemas crônicos de saúde, como asma.

Por isso os médicos recomendam que os grupos da população que correm mais riscos se vacinem contra a gripe todos os anos.

O problema é que o vírus da gripe está em constante mutação, o que torna mais difícil a previsão de qual variedade deva ser usada na vacina. A vacina preparada para esta estação no hemisfério Norte, por exemplo, só oferece proteção para 3% das pessoas:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Infecções

Vírus

Vacinas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.