Agrotóxicos podem ser causa de alergias alimentares

"Gente-tóxico"

Cientistas chamaram a atenção para o aumento da incidência de alergias a alimentos.

Segundo eles, os agrotóxicos e as substâncias usadas para purificar a água podem ser a causa do problema.

Segundo a pesquisa, já são 15 milhões de pessoas que sofrem de alergias alimentares só nos Estados Unidos.

Diclorofenóis

Entre as causas principais do aumento da incidência de alergias alimentares estaria uma alta presença de diclorofenóis.

Os diclorofenóis são substâncias químicas presentes na composição de agrotóxicos em plantações e substâncias para purificar a água distribuída na rede de tratamento.

Um estudo recente realizado no Brasil mostrou que essa classe de substância faz mal ao meio ambiente também por aqui:

"Nossa pesquisa mostra que altos níveis de agrotóxicos que contêm diclorofenol podem diminuir a tolerância alimentar em algumas pessoas, causando alergias alimentares", diz a alergista Elina Jerschow, da Associação Americana de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI, na sigla em inglês).

"Este químico é encontrado com frequência em agrotóxicos usados por fazendeiros, em produtos para controlar insetos e pragas, e na água tratada", acrescenta.

Alergias mais comuns

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano diz ter registrado um aumento de 18% no número de casos de alergias entre 1997 e 2007.

As mais comuns são as intolerâncias a leite, ovos, amendoins, trigo, castanhas, soja, peixe e frutos do mar.

"Estudos prévios mostraram que tanto as alergias alimentares quanto aquelas ligadas à poluição ambiental estão aumentando nos Estados Unidos. Os resultados do nosso estudo sugerem que essas duas tendências podem estar conectadas, e que o elevado uso de agrotóxicos e outros químicos está associado com uma maior incidência de alergias alimentares", explica a médica que chefiou o estudo.

Os sintomas de alergias podem variar de uma leve irritação a reações que podem colocar a vida em risco, incluindo um choque anafilático.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alergias

Contaminação

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.