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27/07/2011

"Ame o seu corpo" para perder peso

Redação do Diário da Saúde

Auto-imagem corporal

A obesidade aumenta o risco de diabetes e doenças cardíacas e pode reduzir significativamente a expectativa de vida de uma pessoa.

Por isso, não deveria ser surpresa que as pessoas que gostam mais de si mesmas deveriam lutar com maior determinação contra essa condição.

Pesquisadores das universidades Técnica de Lisboa e Bangor fundamentaram essa constatação, em um estudo que mostra que melhorar a autoimagem pode aumentar a eficácia dos programas de emagrecimento com base em dietas e exercícios.

Plano de intervenção comportamental

Os pesquisadores reuniram mulheres com sobrepeso e obesidade em um programa de perda de peso com um ano de duração.

Metade das mulheres recebeu informações sobre saúde em geral, sobre a boa nutrição, gerenciamento do estresse, e a importância de cuidar de si mesmas.

A outra metade participou de 30 sessões semanais em grupo (o plano de intervenção comportamental), onde foram discutidas questões como exercícios físicos, o comer emocional, melhoria da autoimagem corporal, e como reconhecer e superar barreiras pessoais à perda de peso e lapsos da dieta, o chamado efeito sanfona.

Conscientização

As mulheres do plano de intervenção comportamental melhoraram a imagem que tinham do próprio corpo e reduziram suas preocupações com as dimensões e a forma corporal.

Ao contrário do que possa parecer, contudo, mesmo se sentido muito melhores consigo mesmas, elas não se resignaram com seu peso.

Em comparação com o grupo controle, elas foram mais capazes de auto-regular sua alimentação e perderam muito mais peso - em média 7% do seu peso inicial, em comparação com menos de 2% para o grupo controle.

Problemas de imagem corporal

"Problemas de imagem corporal são muito comuns entre as pessoas com sobrepeso e obesidade, muitas vezes levando a padrões mais rígidos de alimentação, que são obstáculos para perder peso," dizem os pesquisadores.

"Nossos resultados mostraram uma forte correlação entre melhorias na imagem corporal, especialmente na redução da ansiedade sobre as opiniões de outras pessoas, e mudanças positivas no comportamento alimentar.

"Com isto, acreditamos que aprender a se relacionar com o próprio corpo de forma mais saudável é um aspecto importante para a manutenção da perda de peso e [isto é algo que] deve ser abordado em todos os programa de controle de peso."


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