Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

11/11/2013

Analgésicos opioides aumentam risco de depressão em mais de 50%

Redação do Diário da Saúde

Os analgésicos opioides são muito bons para reduzir a dor, mas relatos de efeitos adversos, além do desenvolvimento da toxicodependência, continuam a emergir.

Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Saint Louis (EUA) constatou uma ligação entre o uso crônico de medicações para alívio da dor e um aumento do risco de desenvolvimento de depressão grave.

Os opioides geralmente são receitados para dores de moderadas a agudas. Eles não eliminam totalmente a dor, sendo mais um medicamento de controle, aliviando o sofrimento dos pacientes.

O novo estudo analisou dados de registros médicos de cerca de 50 mil adultos que não tinham histórico de uso de opioides ou de depressão, e posteriormente receberam receitas desses medicamentos contra a dor.

Analgésicos e depressão

Os pacientes que tomaram opioides por 180 dias ou mais tiveram um risco 53% maior de desenvolvimento de um episódio de depressão.

Aqueles que utilizaram os opioides entre 90 e 180 dias tiveram um risco aumentado em 25% em comparação com os pacientes que nunca tomaram opioides ou só o fizeram por um período menor do que esse.

"Estes resultados sugerem que quanto mais tempo se está exposto aos analgésicos opioides, maior é o risco de desenvolver depressão," disse o Dr. Jeffrey Scherrer, coordenador do estudo.

"Os opioides são reconhecidos por aliviar a dor e o sofrimento, mas relatos de efeitos adversos são abundantes e continuam a surgir," completa.

O estudo também sugere que quanto maior a dose de analgésicos opioides, maior é o risco de depressão.

"Indícios preliminares sugerem que se você puder manter a sua dose diária baixa, você pode estar em menor risco de depressão," disse o médico.

Scherrer afirma que estudos recentes indicam que o uso de analgésicos opioides prescritos por receita médica quintuplicou nos últimos anos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Depressão

Drogas Lícitas

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?