Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

18/01/2012

Anúncio da Citroen sai do ar depois de provocar ataque epiléptico

Com informações da BBC
Anúncio da Citroen sai do ar depois de provocar ataque epiléptico
O anúncio, veiculado na Europa, apresenta imagens da palavra Yes (Sim) piscando e em rápidas sucessões.[Imagem: Citroen]

Epilepsia fotossensível

Um anúncio da fabricante de automóveis francesa Citroen foi retirado do ar depois de causar sintomas epilépticos em telespectadores.

O anúncio, veiculado na Europa, apresenta imagens da palavra Yes (Sim) piscando e em rápidas sucessões.

Durante o anúncio, a mesma palavra aparece 304 vezes em toda a tela, escrita em preto e branco.

Diretrizes de anúncios

Pelo menos dez pessoas relataram o surgimento de sintomas associados com a epilepsia foto-sensível.

Ao menos um telespectador teria sofrido um ataque, segundo informações da BBC.

As autoridades de saúde e as próprias entidades de automonitoramento do setor de propaganda do Reino Unido concordaram que o anúncio "viola as diretrizes atuais".

Desenho animado

O mesmo fenômeno aconteceu há alguns anos no Japão, quando um grande número de crianças foi hospitalizado depois de assistir um desenho animado com imagens piscantes e em rápidas sucessões.

O comercial da Citroen foi retirado do ar e não poderá mais ser apresentado em sua forma atual.


Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Cérebro

Sistema Nervoso

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Ultrassom no 1º trimestre de gravidez pode agravar autismo

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão