04/02/2012

Brasileiros desenvolvem aparelho para monitorar pressão intracraniana

Com informações da Agência Fapesp
Brasileiros desenvolvem aparelho para monitorar pressão intracraniana
O equipamento já foi testado em pacientes, produzindo os mesmos resultados que os métodos tradicionais.
[Imagem: Ag.Fapesp]

Dogma da Medicina

Há mais de dois séculos perdurava um dogma na medicina, conhecido como doutrina de Monro-Kellie, que afirmava que o crânio é uma estrutura óssea rígida e inextensível.

Nos últimos cinco anos, pesquisadores do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) começaram a derrubar esse paradigma, estabelecido em 1783.

Eles provaram que o aumento ou a diminuição da pressão intracraniana causa variações volumétricas lineares na caixa craniana.

E que, em função dessa pequena elasticidade da estrutura óssea, seria possível medir e monitorar a pressão interna do cérebro de pacientes com hidrocefalia, traumatismo craniano e tumores, sem a necessidade de perfurar o crânio, como fazem os equipamentos existentes atualmente.

Pressão intracraniana

Para isso, os cientistas brasileiros criaram um novo equipamento, simples e minimamente invasivo. Idealizado pelo professor Sergio Mascarenhas, o equipamento ganhou duas novas versões.

Na primeira versão, o monitoramento da pressão intracraniana exigia que se raspasse o cabelo e se fizesse uma pequena incisão na pele da cabeça do paciente, de modo a colar um sensor sobre o crânio.

Esse sensor era responsável por registrar a deformação óssea, que é proporcional à pressão interna do cérebro.

Na nova versão, não é preciso sequer cortar o cabelo do paciente. "Basta colocar o sensor sobre o couro cabeludo para realizar o monitoramento", afirmou.

Faixa cerebral

Batizado de Brain Strap, o equipamento consiste em uma faixa de 10 centímetros de largura, para ser colocada em volta da cabeça do paciente.

O equipamento já foi testado em pacientes com traumatismo cerebral, no diagnóstico e acompanhamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) - que aumenta o volume interno do cérebro e a pressão intracraniana -, e no diagnóstico de morte encefálica, quando desaparece a pressão intracraniana, além de epilepsia.

Outras possíveis aplicações do equipamento estão em farmacologia, para medir os efeitos de drogas que atuam sobre desequilíbrios químicos do cérebro que alteram a pressão intracraniana - como a enxaqueca - e em veterinária, para medir a pressão intracraniana de animais de grande porte, como boi e porco, de modo avaliar a presença de encefalite - que aumenta o encéfalo e a pressão intracraniana.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Cérebro

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.