05/11/2010

Atendimento ao homem é superficial na atenção primária à saúde

Rafaela Carvalho - Agência USP

Homens desprezados

Os serviços das Unidades Básicas de Saúde destinam pouca atenção a homens adultos e não possuem atendimento voltado especificamente a eles.

Além disso, as questões relacionadas à sexualidade masculina não são trabalhadas nessas unidades de atendimento, faltando discussão sobre o tema, assim como exames e programas de prevenção.

As conclusões são de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP.

"De um lado, os próprios homens resistem a procurar os serviços de saúde; de outro, a expectativa dos profissionais de saúde de que o homem não vá procurar os serviços de atenção primária faz com que médicos, enfermeiros e outros atendentes se mostrem pouco preparados para recebê-lo e inseri-lo no cotidiano nos atendimentos", conta Thiago Félix Pinheiro, psicólogo e autor do estudo.

Segundo o pesquisador, a resistência dos homens está relacionada a valores culturais relacionados à virilidade, que já são parte de um modelo de masculinidade.

Ereção e próstata

A pesquisa, feita na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, consistiu na realização de 57 entrevistas com homens entre 16 e 68 anos que frequentavam serviços de atendimento primário e na observação e análise desses locais de atendimento, desde sala de espera e consultas dos pacientes até os momentos de intervalo dos profissionais.

Notou-se, então, que há uma superficialidade no tratamento dado. "As demandas dos pacientes são tratadas em termos essencialmente fisiopatológicos, em um discurso medicalizado", diz Pinheiro, que explica que os aspectos psicológico e social do homem não são pensados nesse tipo de abordagem.

"Se ele tem um problema relacionado à ereção, por exemplo, os profissionais se atêm a pensar que há uma falha orgânica ou que o problema está sendo causado por alguma medicação que o paciente está tomando."

A postura adotada pelos profissionais em situações de constrangimento também é vista pelo pesquisador como um problema. "Alguns profissionais defendem que não há motivo para receio na realização de um exame de próstata, por exemplo, por ser uma intervenção estritamente profissional, e desconsideram, assim, que o procedimento do toque retal interfere em representações ligadas à masculinidade", diz o psicólogo.

Ele afirma que essa situação agrava ainda mais a dificuldade de aproximação do paciente. A situação se transforma em um ciclo, agravando o despreparo das duas partes e fazendo com que o homem permaneça ainda mais afastado do contexto da saúde pública.

Sexualidade masculina

Observando as consultas, Pinheiro percebeu uma grande diferenciação nos tratamentos ao homem e à mulher em relação à sexualidade: enquanto grupos de discussão e atividades de prevenção integram a agenda de pacientes do sexo feminino que vão ao serviço de atenção primária, não há atividade alguma para os homens.

"A distribuição de camisinhas nas unidades de saúde deixa isso muito claro: enquanto a mulher recebe uma série de orientações sobre o uso do preservativo nos grupos de planejamento familiar, o homem simplesmente pede e retira a camisinha na farmácia das unidades. Alguns profissionais partem do pressuposto de que o homem não tem dúvidas nem questões a respeito do preservativo".

O psicólogo diz que, nesse sentido, a rotulação da sexualidade masculina como algo impulsivo fortalece a disparidade entre os tratamentos.

Outra diferença notada pelo pesquisador foi a de que boa parte das demandas em sexualidade masculina não são consideradas alçada das Unidades Básicas de Saúde e sim da assistência especializada.

"Nas unidades básicas, uma mulher pode realizar consulta ginecológica para diagnóstico precoce de DST. Quando identificado, esse problema é tratado no próprio local e ela é responsabilizada pelo tratamento do parceiro. Já no caso do homem, não há um atendimento específico para tais questões. Quando ele apresenta uma DST, por exemplo, é encaminhado para serviços especializados em outros lugares, o que implica uma nova espera para marcar outra consulta e enfrentar outras filas. Isso novamente o desestimula a procurar serviços de saúde."

Atenção Integral à Saúde do Homem

O Ministério da Saúde publicou, em maio de 2009, um documento que lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

A proposta tem a intenção de promover o atendimento direcionado ao homem na saúde primária e dar mais atenção às questões masculinas que envolvem a saúde pública, assim como já vem fazendo com a saúde da mulher.

Porém, a política, que ainda está em fase inicial de implementação, é tema de várias discussões tanto no âmbito acadêmico quanto governamental - veja Ministério da Saúde quer criar "pré-natal" masculino.

Um dos receios mencionados por Pinheiro é que o atendimento aos homens reproduza a medicalização da sexualidade e a falta de análise das masculinidades.

"Esse documento deve seguir a direção da proteção e promoção da saúde e de uma abordagem integral dos sujeitos, dando assistência psicológica e social ao homem", diz o pesquisador.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde do Homem

Sexualidade

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.