23/06/2016

Atual geração de adolescentes poderá ter surdez precoce

Com informações da Agência Fapesp
Atual geração de adolescentes poderá ter surdez precoce
Hábitos de usar diariamente fones de ouvido e frequentar ambientes muito barulhentos têm causado um aumento na prevalência de zumbido nos ouvidos em jovens.
[Imagem: Wikimedia Commons]

Zumbido de adolescente

Os hábitos de usar diariamente fones de ouvido para escutar música e de frequentar ambientes muito barulhentos, como os de danceterias e shows, têm causado um aumento na prevalência de zumbido nos ouvidos em adolescentes, o que é considerado um sintoma de perda auditiva.

"Se essa geração de adolescentes continuar se expondo a níveis muito elevados de ruído, provavelmente apresentará perda de audição entre 30 e 40 anos [de idade]", estima Tanit Ganz Sanchez, professora de otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP.

Mais da metade dos jovens (54,7%) pesquisados - 170 adolescentes na faixa etária de 11 a 17 anos - afirmaram ter sentido o zumbido nos ouvidos nos últimos 12 meses.

"A prevalência de zumbido nos ouvidos em adolescentes é alarmante. Havia a ideia de que zumbido nos ouvidos era um problema da terceira idade, e estamos observando que tem se tornado mais prevalente em outros grupos etários, como crianças e adolescentes, pela exposição cada vez maior a níveis elevados de ruído, entre outros fatores", afirmou Sanchez.

Zumbido de adulto

Os adolescentes que responderam ter percebido zumbido nos ouvidos nos últimos 12 meses foram submetidos a exame de otoscopia, realizado dentro de uma câmara acústica, em que foram avaliadas a audição por audiometria convencional e de alta frequência - entre 250 e 16 mil hertz (Hz) -, frequência e intensidade do zumbido nos ouvidos e limiar de desconforto a sons.

Os resultados dos testes revelaram que 28,8% dos adolescentes ouviram zumbido nos ouvidos dentro da cabine acústica em níveis comparáveis aos percebidos por adultos.

"Identificamos que os adolescentes têm sentido zumbido nos ouvidos com muita frequência, mas, diferentemente dos adultos, eles não se incomodam e não se queixam para os pais e professores, por exemplo. Com isso, deixam de contar com ajuda médica e o problema pode se tornar crônico," disse Sanchez.

Atual geração de adolescentes poderá ter surdez precoce
Uma descoberta recente sobre o zumbido no ouvido pode permitir o desenvolvimento de tratamentos para a condição.
[Imagem: Umich]

Células ciliadas

Os pesquisadores também observaram que, embora a maioria dos adolescentes participantes do estudo relatou ter hábitos arriscados de escuta, como o uso contínuo de fones de ouvido e a exposição a ambientes muito barulhentos, os que afirmaram sofrer de zumbido nos ouvidos manifestaram menor tolerância a níveis elevados de som.

De acordo com a pesquisadora, o zumbido nos ouvidos é causado pela lesão temporária ou definitiva das células ciliadas. Localizadas no ouvido interno (cóclea), essas células alongam e encurtam repetidamente quando estimuladas por vibrações sonoras.

Ao serem estimuladas por altos níveis de vibrações sonoras, como os causados por uma explosão, fogos de artifícios, o som alto de um fone de ouvido ou em um show, por exemplo, essas células ciliadas ficam sobrecarregadas e podem sofrer lesões temporárias ou definitivas.

Estudos recentes também sugerem que o zumbido nos ouvidos pode ser um reflexo da perda de sinapses - conexões que estabelecem a comunicação entre neurônios - das células ciliadas com o nervo coclear e, posteriormente, com o cérebro.

A perda dessas sinapses, causada pela exposição a altos níveis de ruído, pode provocar, além da diminuição da capacidade auditiva, alterações neurais em vias auditivas que reduzem a tolerância ao nível de som, como se observou nos adolescentes participantes do estudo, apontaram os pesquisadores.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Audição

Diversão

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.