21/08/2017

Banana dourada é rica em vitamina A e amarela também por dentro

Redação do Diário da Saúde
Banana dourada é rica em vitamina A e amarela também por dentro
A banana amarela, rica em beta-caroteno, foi desenvolvida como um projeto humanitário.
[Imagem: Jean-Yves Paul et al. - 10.1111/pbi.12650]

Provitamina A

Pesquisadores australianos criaram uma banana dourada - amarela também por dentro - rica em pró-vitamina A.

A pesquisa foi bancada por um financiamento de US$ 10 milhões da Fundação Bill & Melinda Gates, com o objetivo de melhorar o teor nutricional das bananas em Uganda, onde a fruta é o principal alimento na dieta diária da população mais pobre.

Ou seja, o desenvolvimento da banana biofortificada é um projeto humanitário, ao contrário de outras tentativas similares, como a do arroz dourado.

A pró-vitamina, ou provitamina, é uma substância precursora a partir da qual o organismo produzirá uma vitamina. A provitamina A mais conhecida é o caroteno - a banana dourada é rica em beta-caroteno.

Banana rica em vitamina A

Depois de uma década de pesquisas, a equipe do professor James Dale, da Universidade de Tecnologia de Queensland, desenvolveu um processo de modificação genética que resultou na identificação e seleção de genes da banana que podem ser utilizados para aumentar a provitamina A na fruta.

"O que fizemos foi pegar um gene de uma banana originária da Papua Nova Guiné, naturalmente muito rica em provitamina A, mas com cachos pequenos, e inseri-lo em uma banana Cavendish [família da banana nanica]. Ao longo dos anos, conseguimos desenvolver uma banana que alcançou níveis excelentes de provitamina A, daí a cor dourado-alaranjada de sua polpa," disse o professor Dale.

"A banana das terras altas africanas é uma excelente fonte de amido. Ela é colhida verde, depois cortada e cozida no vapor. Mas tem baixos níveis de micronutrientes, particularmente provitamina A e ferro. As consequências da deficiência de vitamina A são graves," prosseguiu o pesquisador.

Ele conta que as estimativas indicam que entre 650.000 e 700.000 crianças em todo o mundo morrem por deficiência de provitamina A todos os anos, com outras centenas de milhares ficando cegas pela carência da vitamina.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vitaminas

Alimentação e Nutrição

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.