Brasil vai ganhar supercomputador para estudar o cérebro

Brasil vai ganhar supercomputador para estudar o cérebro
O supercomputador vai ser instalado no Campus do Cérebro, em Macaíba (RN) e será dedicado a pesquisas em neurociências. A previsão é que ele comece a funcionar em meados de 2010.
[Imagem: IBM]

Campus do Cérebro

O Brasil vai receber em 2010 um supercomputador Blue Gene, com capacidade de efetuar um trilhão de operações por segundo.

O supercomputador vai ser instalado no Campus do Cérebro, em Macaíba (RN) e será dedicado a pesquisas em neurociências. A previsão é que ele comece a funcionar em meados de 2010.

A máquina, que equivale a alguns milhares de computadores comuns atuando em rede, foi doada pela Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça.

Computador para múltiplos usos

Segundo o neurocientista Miguel Nicolelis, será o primeiro supercomputador desse tipo no Hemisfério Sul. De acordo com o pesquisador, a máquina poderá ser usada para trabalhos em várias áreas do conhecimento.

"São como milhares de computadores operando em rede, mas tudo em uma máquina só. O supercomputador poderá ser usado para análises de mudanças climáticas, modelos biológicos, genômicas, geológicas e de análises cerebrais", explicou.

Pesquisadores internacionais

O ministro da Educação, Fernando Haddad, ressaltou que os projetos desenvolvidos pelo Campus do Cérebro têm atraído pesquisadores internacionais para o Brasil. "A previsão de investimento do MEC no Campus do Cérebro, ao longo dos próximos anos, é de R$ 100 milhões", disse. Cientistas e técnicos brasileiros vão à Suíça para receber treinamento para operar e cuidar da manutenção do supercomputador.

Com a formalização da doação, o governo da Suíça e o Ministério da Educação brasileiro estudam a logística para trazer a máquina para o Brasil. O computador de 2 toneladas precisa ser transportado, instalado e ligado. O MEC vai arcar com os custos de instalação da nova infraestrutura que precisará ser construída em Macaíba para receber a máquina.


Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.