Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

20/10/2011

Anvisa começa a discutir adoção de produtos biológicos

Christina Machado - Agência Brasil

Produtos biológicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu a Câmara Técnica de Produtos Biológicos (Catebio) - instância colegiada, de natureza consultiva, que discutirá desde temas específicos como o desenvolvimento e o registro de produtos biológicos até o estabelecimento de diretrizes e a elaboração de guias por categoria de produtos.

No Brasil, o uso de produtos biológicos (vacinas, soros, vírus, hormônios, hemoderivados, fermentos e vitaminas naturais ou sintéticas) tem cobertura assistencial do governo, por meio de programas do Ministério da Saúde.

Estes produtos representam uma parcela significativa do orçamento destinado ao setor - 41% do total gasto anualmente pelo ministério com medicamentos.

A regulação dos produtos biológicos no Brasil foi tema de reunião entre o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, e a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, no Rio de Janeiro. O encontro ocorreu durante a 1ª Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde.

Desigualdades na saúde

A iniciativa da Anvisa está inserida na perspectiva da OMS de combate às desigualdades na saúde.

Baseada em regulamentações e diretrizes internacionais, a agência está estabelecendo as normas necessárias para a produção de medicamentos biológicos, considerando que a patente da maioria desses produtos está expirando.

A medida também atende à estratégia do governo brasileiro de disponibilizar em larga escala produtos biológicos com preços acessíveis, mas com a mesma eficácia e qualidade do medicamento original.

A Anvisa também está preparando guias para o registro de produtos biotecnológicos no Brasil.


Ver mais notícias sobre os temas:

Gestão em Saúde

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?