Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

12/09/2014

Caminhadas de 5 minutos revertem malefícios de ficar sentado

Redação do Diário da Saúde

Riscos de ficar sentado demais

Três caminhadas leves de 5 minutos cada uma revertem os danos causados às artérias das pernas por três horas de permanência sentada.

Ficar sentado por longos períodos de tempo, como muitas pessoas fazem diariamente no trabalho ou na escola, está associado a fatores de risco que incluem níveis mais elevados de colesterol e maior circunferência da cintura - risco para doenças cardiovasculares e metabólicas.

Estudos já mostraram que trabalhar de pé é melhor para a saúde do que trabalhar sentado e que ficar menos tempo sentado aumenta a expectativa de vida.

Isto porque, quando nos sentamos, os músculos não se contraem para ajudar a bombear bem o sangue para o coração. O sangue pode então se acumular nas pernas e afetar a função endotelial, a capacidade dos vasos sanguíneos de se expandirem devido a um aumento do fluxo sanguíneo.

"Nós mostramos que a postura sentada prolongada prejudica a função endotelial, que é um indicador precoce de doença cardiovascular, e que interromper esse tempo sentado previne o declínio nessa função," disse Saurabh Thosar, da Universidade de Indiana (EUA).

Caminhadas curtas e leves

Os experimentos mostraram que ficar sentado durante apenas uma hora piora a expansão das artérias das pernas em até 50%.

Para tentar reverter a situação, os participantes do estudo ficaram sentados durante três horas, fazendo pequenas caminhadas de 5 minutos a cada hora.

O resultado é que a função arterial permaneceu a mesma durante todo o período de três horas.

As caminhadas de 5 minutos cada uma foram feitas em uma esteira, a uma velocidade de 3,2 km/h, divididas no período de três horas nas marcas de 30 minutos, 1,5 hora e 2,5 horas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Coração

Sistema Circulatório

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?