As sete características de uma pessoa criativa

Personalidade criativa

Algumas pessoas são mais criativas, literalmente borbulhando de ideias, enquanto outras raramente ou nunca mostram sinais de criatividade.

A criatividade pode ser definida de maneira simples como a capacidade de chegar a novas ideias para servir a um determinado propósito.

A criatividade é, portanto, uma das mais importantes fontes de renovação, seja em termos econômicos - na indústria, comércio e serviços -, seja em termos de pensar uma nova sociedade.

Assim, seria desejável colocar pessoas mais criativas em pontos chaves, de forma a vencer a inércia e o conservadorismo.

Mas será que existe algum sinal que possa identificar as pessoas criativas?

O professor Oyvind L. Martinsen, da Escola de Negócios da Noruega, acredita ter encontrado uma lista de características que descrevem uma "personalidade criativa".

O estudo foi realizado com centenas pessoas com diferentes formações e funções, de músicas e artistas a estudantes.

O pesquisador mapeou os traços criativos da personalidade dos participantes avaliando suas habilidades criativas através de vários tipos de tarefas.

Ele estabeleceu então sete características de personalidade primordiais que caracterizam as pessoas criativas:

Características das pessoas criativas

  1. Orientação associativa: imaginativo, lúdico, apresenta riqueza de ideias, capacidade de se envolver, trânsito fácil entre a realidade e a ficção.
  2. Necessidade de originalidade: Resiste a regras e convenções. Tem uma atitude rebelde devido a uma necessidade de fazer coisas que ninguém faz.
  3. Motivação: Tem uma necessidade de realizar, é orientado para objetivos, tem atitude inovadora e energia para enfrentar questões difíceis.
  4. Ambição: Tem uma necessidade de ser influente, atrair a atenção e reconhecimento.
  5. Flexibilidade: Tem a capacidade de ver aspectos diferentes dos problemas e sugerir soluções opcionais.
  6. Baixa estabilidade emocional: Tem uma tendência a experimentar emoções negativas, grandes flutuações de humor e estado emocional, falta de autoconfiança.
  7. Baixa sociabilidade: Tem uma tendência a não ser muito atencioso, é obstinado e encontra defeitos e falhas em ideias e pessoas.

Entre os sete traços de personalidade, a orientação associativa e a flexibilidade são os fatores mais fortes na determinação do pensamento criativo.

As outras cinco características descrevem inclinações emocionais e fatores motivacionais que influenciam a criatividade ou despertam o interesse em criar coisas novas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Mente

Educação

Trabalho e Emprego

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.