Para aproveitar os carotenoides, acrescente ovos à salada

Para aproveitar os carotenoides, acrescente ovos à salada
A absorção dos carotenoides foi 3,8 vezes mais elevada na salada com ovos - apesar da foto, os ovos usados no experimento eram mexidos.
[Imagem: Purdue University/John Underwood]

Carotenoides

Acrescentar ovos a uma salada de vegetais crus é um método eficaz para melhorar a absorção dos carotenoides contidos nesses vegetais.

Os carotenoides são nutrientes solúveis em gordura que ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo nos tecidos.

"A maioria das pessoas não come vegetais suficientes e, ao mesmo tempo, as pessoas estão consumindo molhos para salada que têm menos gordura ou são isentos de gordura," comentou Jung Eun Kim, pesquisador da Universidade de Purdue (EUA).

"Nossos resultados mostram que as pessoas obtiveram mais carotenoides dos vegetais crus quando também consumiram junto ovos cozidos. Os ovos, um alimento rico em nutrientes que contém aminoácidos essenciais, ácidos graxos insaturados e vitaminas do complexo B, podem ser usados para aumentar o valor nutritivo dos vegetais, que estão sendo pouco consumidos pela maioria das pessoas," completou Kim.

Salada com ovos

Durante os experimentos foram usados ovos mexidos, para garantir que os participantes consumissem tanto a gema, quanto a clara do ovo.

Para comparar, os participantes consumiram, em diferentes momentos, uma salada mista crua de vegetais sem ovos, uma salada com um ovo e meio, e uma salada com três ovos. Todas as saladas foram servidas com três gramas de óleo de canola.

A absorção dos carotenoides foi 3,8 vezes mais elevada na terceira salada, que incluía três ovos, em comparação com a salada sem ovos.

"Ingerir uma salada com uma variedade de vegetais coloridos fornece vários tipos únicos de carotenoides, incluindo beta-caroteno, luteína, zeaxantina e licopeno," esclareceu o professor Wayne Campbell, orientador do trabalho. "Os lipídios contidos nos ovos aumentaram a absorção de todos estes carotenoides."


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