24/01/2014

Células da retina são impressas por jato de tinta

Redação do Diário da Saúde
Células da retina são impressas por jato de tinta
As células da retina (apontadas pela seta) são diluídas para formar uma "biotinta".
[Imagem: Barbara Lorber et al./Biofabrication]

Pesquisadores usaram pela primeira vez a tecnologia de impressão a jato de tinta para imprimir com sucesso células dos olhos vivas e funcionais.

Esta é a primeira vez que a tecnologia de impressão foi utilizada com sucesso para imprimir células do sistema nervoso central maduras.

A técnica poderá levar à produção de enxertos de tecidos artificiais feitos a partir de uma variedade de células encontradas na retina humana e ajudar na pesquisa para curar a cegueira em algumas condições.

Os resultados ainda são preliminares, mas demonstram que é possível usar uma impressora jato de tinta para criar tecidos artificiais imprimindo dois tipos de células da retina.

As células ganglionares e células gliais vivas utilizadas foram retiradas de cobaias.

Depois de impressas, cada tipo de célula passou por uma série de testes para avaliar quantas delas sobreviveram ao processo de impressão e como esse processo afetou sua capacidade de sobreviver e crescer.

Os resultados mostraram que as células permaneceram saudáveis e funcionais, mantendo seu crescimento em cultura.

"Nosso estudo mostrou, pela primeira vez, que células maduras derivadas do sistema nervoso central, do olho, podem ser impressas usando uma impressora jato de tinta piezoelétrica. Embora nossos resultados sejam preliminares e muito mais trabalho ainda seja necessário, o objetivo é o desenvolvimento desta tecnologia para utilização na reparação da retina no futuro," afirmaram Keith Martin e Barbara Lorber, responsáveis pelo experimento.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Robótica

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.