02/09/2011

Células-tronco na gordura da pele podem ajudar a curar calvície

Redação do Diário da Saúde
Células-tronco na gordura da pele podem ajudar a curar calvície
Pesquisadores descobriram a fonte dos sinais que desencadeiam o crescimento dos cabelos.
[Imagem: Yale University]

Cura da calvície?

Pesquisadores da Universidade de Yale (EUA) descobriram a fonte dos sinais que desencadeiam o crescimento dos cabelos.

A descoberta representa uma nova rota de pesquisas que poderá levar a novos tratamentos para a calvície.

Os pesquisadores identificaram células-tronco dentro de camada de gordura da pele e demonstraram que os sinais moleculares dessas células são necessários para estimular o crescimento de pêlos.

"Se conseguirmos que essas células de gordura na pele conversem com as células-tronco adormecidas na base dos folículos pilosos, poderíamos ser capazes de fazer o cabelo crescer novamente," disse Valerie Horsley, uma das autoras da pesquisa.

Células-tronco da calvície

Homens com calvície de padrão masculino continuam tendo células-tronco nas raízes dos folículos, mas essas células-tronco perdem a capacidade de induzir a regeneração do cabelo.

Os cientistas sabem que essas células-tronco dos folículos precisam de sinais de dentro da pele para fazer o cabelo crescer, mas a fonte desses sinais ainda era desconhecida.

A equipe de Horsley observou que, quando o cabelo morre, a camada de gordura no couro cabeludo encolhe - essa camada de gordura representa a maior parte da espessura dos tecidos acima do crânio.

Quando o crescimento do cabelo começa, a camada de gordura se expande, em um processo chamado adipogênese.

Células precursoras adiposas

Os pesquisadores agora descobriram que células-tronco envolvidas na criação de novas células de gordura - células precursoras adiposas - são necessárias para a regeneração do cabelo.

Eles também descobriram que essas células produzem moléculas chamadas PDGF (fatores de crescimento plaquetário derivados), que são necessárias para fazer o cabelo crescer.

A seguir, o grupo vai tentar identificar outros sinais produzidos por células-tronco adiposas precursoras que podem desempenhar um papel na regulação do crescimento do cabelo.

Eles também querem saber se esses mesmos sinais são necessários para o crescimento do cabelo humano, uma vez que todos os experimentos foram feitos em camundongos.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Cuidados com a Pele

Saúde do Homem

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.