02/02/2016

Não gostamos do açúcar pelo doce, mas pelas calorias

Redação do Diário da Saúde
Cérebro prefere caloria do que sabor doce
É o desejo por calorias - e não por doçura - que domina nossa ansiedade pelo açúcar.
[Imagem: Yale University]

Doçuras ou calorias?

Os cientistas têm assumido há anos que o sabor doce e as calorias contidas no açúcar se combinam para dar à substância seu poder para destruir dietas.

No entanto, um experimento inédito, realizado na Universidade de Yale (EUA) e idealizado por um brasileiro, mostrou que o cérebro responde ao sabor doce e à contagem de calorias de maneiras fundamentalmente diferentes.

Em outras palavras, o sabor doce e as calorias do açúcar são coisas diferentes para o cérebro.

E é o desejo pelas calorias - e não pela doçura - que domina nossa ansiedade pelo açúcar, de acordo com o estudo, publicado na revista Nature Neuroscience.

"Acontece que o cérebro na verdade tem dois conjuntos de neurônios separados para processar os sinais de doçura e de energia," confirma o brasileiro Ivan de Araújo, coordenador do estudo. "Se o cérebro tiver que escolher entre um sabor agradável sem energia, ou um gosto desagradável com energia, o cérebro vai optar pela energia."

Cérebro prefere calorias

Cérebro prefere caloria do que sabor doce
A pesquisa foi conduzida pelo brasileiro Ivan de Araújo, que trabalha na Universidade de Yale.
[Imagem: Yale University]

Tanto o sabor doce quanto o valor nutricional dos alimentos serão registrados no corpo estriado, uma região do cérebro envolvida no processamento de recompensas - é por isso que os cientistas vinham assumindo que doce e calorias se juntavam no cérebro como se fossem uma coisa só.

No entanto, a equipe descobriu que os sinais do sabor adocicado e dos nutrientes são processados em duas áreas separadas do corpo estriado, a ventral e a dorsal, respectivamente.

O estriado dorsal permaneceu sensível à energia mesmo quando as calorias foram incorporadas em alimentos com um sabor muito aversivo aos animais de laboratório usados no experimento.

"O circuito de resposta no cérebro ao açúcar, portanto, é programado para priorizar a busca de calorias, em detrimento da qualidade do sabor," concluiu Ivan.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dietas e Emagrecimento

Alimentação e Nutrição

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.