15/09/2014

Cheiro de suor? Prefira algodão em vez de poliéster

Redação do Diário da Saúde

Poliéster versus algodão

Roupas de poliéster cheiram pior do que roupas de algodão depois de você ter suado bastante ao usá-las.

Isto pode ser importante não apenas para você escolher suas roupas para ir à ginástica, mas também pode ser um alento para pessoas que sofrem com fortes odores corporais.

Os pesquisadores constataram que as bactérias que causam odor desenvolvem-se melhor no poliéster do que no algodão.

Para documentar isto, eles pegaram camisetas de 26 indivíduos saudáveis depois de eles terem passado uma hora pedalando forte em uma bicicleta. As camisetas foram incubadas durante 28 horas antes de serem cuidadosamente inspecionadas.

A equipe também catalogou as bactérias nas camisetas e nas axilas dos voluntários.

Bactérias do mau cheiro corporal

O suor recém-secretado tem pouco odor porque os ácidos graxos de cadeia longa que as axilas secretam são grandes demais para ser voláteis, explica o Dr. Chris Callewaert, da Universidade de Ghent (Bélgica).

Com um pouco de tempo, porém, as bactérias quebram essas substâncias, bem como os hormônios e os compostos de enxofre, gerando moléculas de tamanhos menores, estas sim, exaláveis e odoríferas.

Nas roupas, as principais bactérias são as micrococos - gênero Micrococcus. "Elas são conhecidas pelo seu potencial enzimático para transformar os ácidos graxos de cadeia longa, hormônios e aminoácidos em compostos voláteis menores, que têm um mau odor típico," explica Callewaert.

Os estafilococos, que povoam a pele das axilas, criam um odor normal de corpo, não-fedorento, segundo o pesquisador. E elas crescem menos nas roupas em contato com essas regiões.

Mas as micrococos deram-se muito bem nas roupas de poliéster, aumentando significativamente o mau odor produzido depois de algumas horas.

A equipe ainda não sabe exatamente por que o poliéster incentiva o crescimento dessas bactérias, embora suspeitem que tenha a ver com a textura do material.

Mau odor corporal

Vestir roupas de algodão vai reduzir um pouco o problema, segundo Callewaert, principalmente para pessoas que sofrem de odor corporal desagradável.

"O mau odor corporal é um tabu, e sua prevalência está muito subestimada," disse ele. "Essas pessoas podem fazer muito pouco para ajudar a si mesmas. Algumas delas são psicologicamente angustiadas ao falar com estranhos, ou até mesmo de sair de casa, com medo do que as pessoas possam pensar do seu cheiro."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.