10/04/2013

Chocolate com vodca tem metade da gordura e 20% de álcool

Com informações da BBC

Chocolate com menos gordura

Em Agosto do ano passado, o professor Stefan Bon, da Universidade de Warwick, no Reino Unido, apresentou uma forma de substituir até 50% do teor de gordura do chocolate por gotículas suco de frutas.

O que é fundamental, segundo os pesquisadores, é que sua "química inteligente" não tira o gosto e a textura dada pelos ingredientes gordurosos.

Isto porque a nova técnica mantém o teor de Polimorfo V, a substância na estrutura cristalina da gordura que dá ao chocolate sua aparência brilhante e firme, além da textura que permite que o chocolate derreta na boca suavemente.

O chocolate tradicional obtém sua textura de uma emulsão de glóbulos gordurosos suspensos.

É difícil substituir esses glóbulos porque qualquer outra substância tem de permanecer dispersa de forma homogênea no chocolate durante o processo de aquecimento e resfriamento, quando ele se solidifica.

Os chocolates com pouca gordura comercializados atualmente não têm a mesma textura dos convencionais.

Chocolate com álcool

Agora, o professor Ban apresentou a continuação de suas pesquisas durante a reunião da Sociedade Americana de Química.

Segundo ele, a fórmula original exigia, além do suco de frutas, o uso de sílica e quitosana (substância extraída do esqueleto de crustáceos), algo que não se mostrou muito atraente para a indústria, além de poder causar alergia em pessoas com problemas com frutos do mar.

Os pesquisadores substituíram então o material por ágar, uma substância de consistência gelatinosa extraída de algas.

E fizeram ainda outra substituição: vodca no lugar do suco de frutas.

O "chocolate alcoólico" tem 20% de álcool, além dos já tradicionais 50% menos de gordura.

"Você pode continuar usando o suco de fruta se quiser, mas pode também fazer um chocolate à base de vodca, o que é incrível - embora, claro, não muito saudável," disse o pesquisador.

Para ver como o processo funciona, veja a reportagem:

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Vícios

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.