Comer manteiga e gorduras saturadas faz mesmo mal à saúde?

Comer manteiga e gorduras saturadas faz mesmo mal à saúde?
Para quem está mais interessado em um equilíbrio alimentar do que nas controvérsias entre cientistas, o abacate haas é uma ótima opção.
[Imagem: Cortesia Haas Avocado Board]

Quem gosta de manteiga se alegrou com notícias recentes afirmando que gorduras saturadas não são tão ruins quanto se imaginava.

Essa "reabilitação" da manteiga contesta diversas recomendações que se dizem igualmente "cientificamente comprovadas".

Mas afinal, qual é a verdade sobre a gordura saturada?

Não pense que a resposta seja simples.

Mais colesterol - ruim e bom

A Organização Mundial da Saúde aconselha que o percentual de calorias proveniente da manteiga não ultrapasse 10% - ou seja, algo muito distante de um completo banimento.

O argumento contrário a um uso menos regrado é que a gordura saturada aumenta a quantidade de colesterol ruim no sangue - embora ela também aumente o colesterol do tipo bom.

Um dos grandes problemas é que, quando o assunto é nutrição, obter provas confiáveis - as tais "provas científicas" - é sempre uma espécie de pesadelo.

A Agência de Saúde Pública da Inglaterra, que aconselha as pessoas a cortar gordura saturada, diz que um dos artigos-chave em que a recomendação é baseada é uma revisão de 15 testes clínicos que mudaram as dietas de mais de 59 mil pessoas por pelo menos dois anos.

Mas até isso é um indicativo do motivo da possível confusão sobre a gordura saturada. O trabalho não mostra impactos em mortes por doenças cardíacas ou outras causas. E conclui que cortar gordura saturada e substituí-la por carboidratos ou proteínas não faz diferença nos riscos.

Comer manteiga e gorduras saturadas faz mesmo mal à saúde?
Devemos eliminar a gordura ou o açúcar da dieta? Já se sabe, por exemplo, que uma substância do açúcar desativa o colesterol bom.
[Imagem: Joanna Barwick/BBC]

Especialistas em confusão

A nutricionista-chefe do órgão inglês, Alison Tedstone, depõe contra a gordura saturada, mas reconhece que é justo dizer que "às vezes a questão da gordura fica simplista demais".

"Os dados mudaram um pouco ao longo dos anos por causa de novos estudos que surgiram. E há que se considerar diferenças sutis, como se estamos falando em, poli ou carboidrato integral," diz ela. "Concordo que é inapropriado dizer para a população aumentar seu consumo de carboidrato sem pensar sobre quais carboidratos são esses."

O conselho dela é que as pessoas cozinhem com óleo de girassol, em vez de manteiga, e que usem margarina com pouca gordura. Mas quem hoje cozinha com manteiga?

A redenção da manteiga?

Alguns pesquisadores, no entanto, já argumentaram que até isso está errado e que manteiga e outros alimentos ricos em gordura saturada fazem parte de uma dieta saudável.

Um estudo feito em 2014 pela Universidade de Cambridge, do Reino Unido, ganhou repercussão após concluir que não há "evidências conclusivas" para as recomendações de cortar gordura saturada. Foi essa análise que levou à avalanche de notícias dizendo que a manteiga "está de volta".

"Isso é uma simplificação exagerada, nunca dissemos isso", esclarece uma das pesquisadoras, Nita Forouhi, da unidade de epidemiologia da Universidade de Cambridge. A revisão mostrou que não há uma relação significativa entre a quantidade de gordura saturada, gordura monossaturada ou um tipo de gordura polissaturada e doenças cardíacas.

Mas Forouhi afirma que é preciso focar mais não naquilo que deve ser cortado, mas pelo que deve ser substituído. E o estudo não pôde avaliar esse aspecto.

Segundo a especialista, a gordura saturada virou um "debate muito, muito reducionista". Ela alerta que as pessoas "devem ser cuidadosas sobre dar mensagens simplificadas demais".

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Mesmo o colesterol é alvo de uma grande polêmica entre os cientistas, já que a simples oxidação de uma proteína faz o colesterol bom fazer muito mal.
[Imagem: University of Cincinnati]

Bom e mau

No fim na linha de toda a polêmica envolvendo a manteiga e gorduras saturadas em geral está o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.

Houve um tempo em que os cientistas afirmavam que todo o colesterol era ruim, até que descobriram que há o bom e o mau colesterol. Depois se descobriu que o HDL nem sempre é assim tão bom, que há um lado mau do "bom colesterol" e que, igualmente, o colesterol ruim não é tão ruim quanto eles pensavam.

Agora, há uma percepção crescente de que nem toda gordura saturada é igual e que há provas crescentes de que algumas podem ser benéficas. Por exemplo, estudos e experimentos mostram que alguns tipos de laticínios podem diminuir o risco de diabetes e doenças cardíacas.

Será que todas essas descobertas mais recentes vão levar a que algumas pessoas exagerem no consumo de manteiga? Bem, então o problema não estará na manteiga, mas no exagero - assim como ocorre com a maioria dos alimentos.


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