Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

13/01/2016

Comida saudável satisfaz menos?

Redação do Diário da Saúde
Comida saudável satisfaz menos?
Testes com chocolate e salgadinhos já mostraram que comer pouco satisfaz tanto quanto comer muito. Veja também 7 maneiras de sentir-se satisfeito sem comer demais.[Imagem: Cornell University]

Alimento saudável e saciedade

Comer demais é normalmente considerado um dos principais culpados da obesidade.

Mas parece que comer demais afeta também o consumo dos alimentos saudáveis cada vez mais anunciados na mídia.

Pesquisadores identificaram comportamentos que mostram que, quando as pessoas comem o que elas consideram ser um alimento saudável, elas comem mais do que o recomendado porque associam "saudável" com menor sensação de saciedade.

Saciedade saudável

O objetivo principal era estudar a ideia de que os consumidores alimentam uma crença implícita de que alimentos saudáveis satisfazem menos - "enchem menos", ou produzem uma menor sensação de saciedade - do que os alimentos não saudáveis.

De fato, a mera taxação de um alimento como menos ou mais saudável - independentemente de seu conteúdo nutricional real - alterou o julgamento e o comportamento dos voluntários quanto à quantidade a ser comida para gerar a sensação de saciedade.

Quando receberam alimentos taxados como saudáveis, os participantes relataram níveis mais baixos de fome após o lanche, mas pediram porções maiores e comeram mais.

Surpreendentemente, mesmo os consumidores que disseram não concordar com a ideia de que alimentos saudáveis geram menor saciedade do que os alimentos não saudáveis mostraram-se sujeitos ao mesmo viés.

Etiquetas que atrapalham

Jacob Suher e seus colegas da Universidade Cornell (EUA) defendem que a recente proliferação de alimentos rotulados como saudáveis pode, ironicamente, estar contribuindo para a epidemia de obesidade, em vez de reduzi-la.

Mas, segundo eles, os consumidores podem usar esta informação para evitar comer em excesso os alimentos apresentados como saudáveis e buscar alimentos retratados como nutritivos quando quiserem se sentir mais satisfeitos sem incorrer em excessos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Consumo Responsável

Comportamento

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?