13/08/2015

Como as crenças espirituais auxiliam os pacientes com câncer

Redação do Diário da Saúde
Como as crenças espirituais auxiliam os pacientes com câncer
Já se demonstrou que os sentimentos relacionados à espiritualidade são anti-inflamatórios naturais e que a espiritualidade melhora a saúde independentemente da religião do paciente. Por isso, os especialistas defendem que os médicos devem explorar a espiritualidade dos pacientes nos tratamentos para obter melhores resultados e dar mais conforto a eles.
[Imagem: Andreanna Moya/USC]

Espiritualidade e saúde

Pesquisas entre pacientes revelam que a maioria dos indivíduos com câncer tem crenças religiosas e espirituais, ou tiram conforto das experiências religiosas e espirituais.

Mas qual o impacto que isso tem sobre a saúde dos pacientes - saúde em sentido amplo, física, emocional e social?

Uma análise de todos os estudos publicados sobre o tema - que incluíram mais de 44 mil pacientes no total - foi publicada no exemplar deste mês da revista Cancer, da Sociedade Americana do Câncer.

Os resultados indicam que a religião e a espiritualidade têm associações significativas com a saúde dos doentes, mas houve grande variabilidade entre os estudos individuais revisados a respeito de como as diferentes dimensões da religião e da espiritualidade dizem respeito a diferentes aspectos da saúde.

Espiritualidade e saúde física

Na primeira análise, os pesquisadores se concentraram na saúde física.

Pacientes que relatam maior religiosidade e espiritualidade em geral também relatam melhor saúde física, maior capacidade de executar suas tarefas diárias habituais e menos sintomas físicos do câncer e do tratamento.

"Essas associações foram particularmente fortes em pacientes que apresentaram aspectos emocionais mais fortes da religião e da espiritualidade, incluindo um senso de significado e sentido na vida, bem como uma ligação com uma fonte maior do que si mesmos," descreve Heather Jim, principal autora do estudo.

A médica observou que os pacientes que relataram aspectos cognitivos mais fortes sobre a religião e a espiritualidade, como a capacidade de integrar o câncer em suas crenças religiosas ou espirituais, também relataram melhor saúde física. No entanto, a saúde física não se mostrou relacionada com aspectos comportamentais da religião e da espiritualidade, como a frequência à igreja, orações ou meditação.

Espiritualidade e saúde mental

Na segunda análise, os pesquisadores examinaram a saúde mental dos pacientes.

A equipe descobriu que os aspectos emocionais da religião e da espiritualidade estão mais fortemente associados com uma saúde mental positiva do que aspectos comportamentais ou cognitivos da religião e da espiritualidade.

"O bem-estar espiritual foi, sem surpresa, associado com menos ansiedade, depressão ou angústia," disse John Salsman, coautor da análise. "Além disso, maiores níveis de angústia espiritual e uma sensação de desconexão com Deus ou com uma comunidade religiosa mostraram-se associados com maior sofrimento psicológico ou menor bem-estar emocional."

Espiritualidade e saúde social

A terceira análise centrou-se na saúde social, a capacidade dos pacientes para manter papéis e relações sociais em face da doença.

A religião e a espiritualidade, assim como cada um de suas dimensões, mostrou ligações confiáveis com a saúde social, mas muito mais modestas do que nos outros aspectos, revelando que o papel da espiritualidade é mais forte no aspecto íntimo do que no relacionamento com os demais.

"Além disso, alguns pacientes lutam com o significado religioso ou espiritual do seu câncer, o que é normal. A forma como eles resolvem essa luta pode impactar sua saúde, mas é necessário realizar mais pesquisas para melhor compreender e apoiar estes pacientes," concluiu Heather Jim.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Espiritualidade

Câncer

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.