24/07/2015

Como lidar com colegas de trabalho inseguros?

Com informações da BBC

Se um colega de trabalho solicita frequentemente garantias de que ele está fazendo um bom trabalho, se gosta de reter informações e não se dispõe a ajudar outros que possam ser vistos como rivais, então você tem um colega de trabalho inseguro.

Isto pode atrapalhar não apenas o rendimento da equipe como um todo, mas tornar os relacionamentos insuportáveis.

Um bom começo é tentar não radicalizar, entendendo se seus colegas não têm autoconfiança ou se são simplesmente tímidos.

Timidez versus insegurança

Uma pessoa introvertida normalmente atravessa a jornada de trabalho sem ser notada, enquanto alguém mais inseguro constantemente procura atrair atenção e aprovação.

Às vezes, a insegurança pode estar diretamente ligada à área de atuação e ao tipo de personalidade que ela atrai. Alguns setores cultivam funcionários mais apreensivos do que outros, principalmente em posições em que há mais subjetividade na avaliação de desempenho.

"Se um programador pode criar um software que comprovadamente funciona bem, ele terá menos chances de ser inseguro do que um escritor ou um artista, cujo trabalho é avaliado segundo preferências pessoais ou coletivas," exemplifica Ben Dattner, especialista na seleção de executivos.

Apreciação e apoio

Segundo Dattner, a pior coisa que você pode fazer é deixar colegas inseguros ainda mais apreensivos.

"Isso acaba exacerbando a ansiedade deles e induzindo a um comportamento contraproducente. Em vez disso, tente transmitir um apreço genuinamente positivo, começando por dar a eles o benefício da dúvida," recomenda.

Elogie esses colegas quando puder. "As pessoas com pouca autoconfiança precisam de apoio e reconhecimento", concorda a consultora de carreiras e escritora Charlotte Hagard.

Opinião compartilhada por Teresa Amabile, professora da Escola de Negócios de Harvard e autora do livro O Princípio do Progresso. Para ela, uma das melhores maneiras de incentivar os colegas inseguros é oferecer-se para ajudar na área em que você tem mais conhecimentos, e depois pedir o apoio deles para algo que eles dominem a fundo.

"Solicitar essa ajuda demonstra que é aceitável admitir imperfeições e aumenta a percepção que eles têm de sua própria competência," afirma Amabile. "Ajudá-los quando eles precisam, de uma maneira não condescendente, pode fazê-lo melhorar suas habilidades, além de ajudar a criar um ambiente de maior colaboração."

Lembre-se de reconhecer qualquer trabalho bem executado. "O reconhecimento pode ser privado ou público, e não precisa ser elaborado", diz Amabile. "Simplesmente mencionar sua apreciação pela contribuição deles pode fazer milagres."

Paciência e respeito

Por mais tentador que seja simplesmente ignorar a presença do colega inseguro, é quase sempre mais compensador tentar se reconectar com ele para atingir objetivos a longo prazo, segundo Dattner.

"Cultivar a paciência com os colegas é uma habilidade muito útil, pois é inevitável que, em determinado momento, até mesmo os companheiros mais seguros, confiantes e competentes vão acabar decepcionando você," diz ele.

"O problema com colegas inseguros é realmente um problema de gerenciamento, não seu problema", afirma Hagard. "Se seu gerente permite que uma pessoa seja desrespeitosa ou mal-educada com outra, é um aspecto com que o gerente tem que lidar. São os líderes que estabelecem a cultura corporativa."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.