10/11/2017

Quer ter um sonho lúcido? Veja como

Redação do Diário da Saúde
Como ter um sonho lúcido?
Os muitos benefícios potenciais dos sonhos lúcidos incluem o tratamento para pesadelos e traumas e a melhoria das capacidades e habilidades físicas através do treino no ambiente de sonho lúcido.
[Imagem: Universidade de Adelaide]

Sonho consciente

Uma combinação específica de técnicas permite aumentar as chances de que as pessoas tenham sonhos lúcidos, sonhos nos quais a pessoa está ciente de que está sonhando e consegue controlar a experiência.

Embora existam muitas técnicas para induzir sonhos lúcidos, experimentos controlados têm apresentado taxas de sucesso muito baixas, impedindo que os pesquisadores estudem os potenciais benefícios e aplicações dos sonhos lúcidos em problemas psicológicos e traumas, por exemplo, além, é claro, do uso recreativo - pessoas que têm sonhos lúcidos afirmam que voar é a melhor experiência de todas.

O Dr. Denholm Aspy, da Universidade de Adelaide (Austrália) decidiu abordar esse problema da não-reprodutibilidade e se dedicou a comparar, desenvolver e aprimorar técnicas de indução de sonhos lúcidos mais eficazes.

Seu teste mais recente envolveu três grupos de participantes e investigou a eficácia de três técnicas diferentes de indução de sonhos lúcidos:

  1. Testar a realidade - envolve verificar seu ambiente várias vezes ao dia para ver se você está sonhando ou não.
  2. Voltar para a cama - envolve acordar após cinco horas de sono, ficando acordado por um curto período, depois voltar a dormir para entrar rapidamente no período de sono REM, em que os sonhos são mais propensos a ocorrer.
  3. Indução mnemônica de sonhos lúcidos (MILD) - envolve despertar após cinco horas de sono e, em seguida desenvolver mentalmente a intenção de lembrar que você está sonhando antes de voltar a dormir, repetindo a frase: "Da próxima vez estarei sonhando, eu vou lembrar de que estou sonhando". Pode-se também imaginar-se em um sonho lúcido.

Indução de sonhos lúcidos

Os resultados confirmaram que as pessoas podem aumentar suas chances de ter um sonho lúcido adotando a técnica adequada.

Entre o grupo de 47 pessoas que combinaram todas as três técnicas, os participantes obtiveram uma taxa de sucesso de 17% de ter sonhos lúcidos no período de apenas uma semana - significativamente maior em comparação com uma semana de referência, quando não praticaram nenhuma técnica. Entre aqueles que conseguiram dormir nos primeiros cinco minutos após completar a técnica MILD, a taxa de sucesso dos sonhos lúcidos foi muito maior, ocorrendo em quase 46% das tentativas.

"A técnica MILD funciona naquilo que chamamos de 'memória prospectiva', isto é, sua capacidade de se lembrar de fazer coisas no futuro. Ao repetir a frase que você se lembrará que está sonhando, ela cria uma intenção em sua mente de que você, de fato, irá lembrar-se de que está sonhando, levando a um sonho lúcido.

"Mais importante, aqueles que relataram sucesso usando a técnica MILD foram significativamente menos privados de sono no dia seguinte, indicando que o sonho lúcido não teve nenhum efeito negativo sobre a qualidade do sono.

"Estes resultados nos levam um pouco mais perto do desenvolvimento de técnicas de indução de sonhos lúcidos altamente eficazes, que nos permitirão estudar os muitos benefícios potenciais dos sonhos lúcidos, como o tratamento para pesadelos e a melhoria das capacidades e habilidades físicas através do treino no ambiente de sonho lúcido," disse o Dr. Aspy.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Diversão

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.