Coração artificial usa líquido magnético para bombear o sangue

Bomba sem motor

Um engenheiro britânico inventou um novo conceito para a construção de um coração artificial que dispensa os motores.

Os corações artificiais são pequenas bombas, com várias partes móveis, que costumam falhar bem mais rapidamente do que as partes móveis dos corações de verdade.

O coração artificial mais moderno usa uma turbina - o que significa que ele não bate - mas também está sujeito ao desgaste.

Chris Suprock acha que é possível fazer melhor, usando um fluido magnético.

Coração artificial magnético

Recentemente, pesquisadores usaram um líquido magnético - um ferro-fluido, que responde a campos magnéticos - para tentar evitar as complicações da anestesia raquidiana.

O Dr. Suprock usou o mesmo tipo de material para criar um protótipo de coração artificial sem partes mecânicas: o bombeamento é feito ligando e desligando um campo magnético, que atrai e libera o ferro-fluido.

Coração artificial usa líquido magnético para bombear o sangue
Dispositivo de demonstração do sistema de bombeamento ferro-magnético.
[Imagem: Suprock]

No protótipo, o ferro-fluido é colocado no interior de uma membrana, posta sobre um eletroímã. Quando o eletroímã é ativado, ele puxa o material ferroso do fluido, fazendo a membrana se esticar.

Quando a energia é desligada, a membrana retorna à sua posição inicial.

A alternância entre esses dois pontos cria um sistema capaz de bombear o sangue com bastante delicadeza - não se pode usar qualquer tipo de bomba em um coração artificial porque o atrito danifica o sangue.

Coração elétrico

Já existem outros projetos de corações artificiais baseados em membranas elásticas, mas usando ar-comprimido ou mecanismos hidráulicos. O inconveniente é que essas propostas resultam em equipamentos maiores.

"Além disso, a ação do ferro-fluido é elétrica e pode ser alimentada de fora do corpo, sem contato físico," prevê o pesquisador.

Ainda não há previsão de realização de testes in vivo desse coração artificial magnético.


Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Próteses

Coração

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.