Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

02/07/2015

Cuidar de corações saudáveis salva mais vidas

Redação do Diário da Saúde

Prevenção e vida

Um estudo de larga escala realizado na Suécia comprovou que a redução dos fatores de risco das doenças cardíacas foi o principal elemento responsável pela redução da mortalidade resultante de problemas do coração.

O tratamento de pessoas já diagnosticadas com doenças cardíacas aparece como segundo fator responsável pela redução da mortalidade, que caiu para menos da metade no período estudado (1986-2002).

Os dados mostraram que 75% da redução da mortalidade foi devida à prevenção primária, o esforço para reduzir os fatores de risco entre pessoas que ainda não desenvolveram problemas do coração.

"A maior parte da melhoria nasceu de alterações em três fatores de risco entre a população saudável. Eles fumaram menos, tiveram níveis de colesterol mais baixos e pressão arterial mais baixa," disse Lena Bjorck, pesquisadora da Universidade de Gotemburgo.

Colesterol, pressão e tabagismo

Os níveis de colesterol mais baixos foram responsáveis por 54% da redução da mortalidade entre toda a população saudável da Suécia, em oposição a 16% entre as pessoas já com doença cardíaca.

"A principal razão para os níveis mais baixos de colesterol foi a dieta, enquanto que drogas foram responsáveis por muito pouco da melhoria," diz a Dra. Bjorck.

A pressão arterial mais baixa foi responsável por 17% da redução na mortalidade na população em geral, em oposição a 1% entre as pessoas com doenças cardíacas.

Parar de fumar foi responsável por 7% da redução na mortalidade da população em geral, incluindo as pessoas com doenças cardíacas.


Ver mais notícias sobre os temas:

Coração

Prevenção

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

Cientistas dizem ter descoberto cura definitiva para alcoolismo

Vacina contra dengue pode fazer mais mal que bem em alguns locais

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão

Carne vermelha todo dia faz mal? Especificamente que mal?