Dengue não ataca apenas no verão

Apesar do verão ter acabado no Brasil, as chuvas e o calor continuam em grande parte do país, favorecendo a reprodução do Aedes aegypti, o pernilongo transmissor da dengue.

Por isso, é preciso continuar adotando medidas de prevenção, como limpar e tampar a caixa d'água, colocar areia nos pratinhos de plantas e deixar os sacos de lixo bem amarrados.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, esses cuidados precisam ser realizados por toda a comunidade.

"O movimento de cuidar da sua casa, de observar se tem caixa d'água destampada, vaso de planta com areia no prato, se tem algum lixo para recolher e que essa pessoa também fale com o vizinho, porque basta que uma casa no quarteirão ter criadouro para que todo o quarteirão esteja em risco, ou seja: fazer esse trabalho de mobilização de cada um, tomando conta da sua casa", recomenda o secretário.

De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de dengue notificados no Brasil diminuíram nos primeiros dois meses deste ano. A queda foi de 80% em relação ao mesmo período de 2013.


Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde Pública

Prevenção

Contaminação

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.