12/01/2015

Discutir fim do relacionamento ajuda na recuperação emocional

Redação do Diário da Saúde
Discutir fim do relacionamento ajuda na recuperação emocional
O fim de um relacionamento não é brincadeira: o sentimento de rejeição após o fim de um relacionamento amoroso e a dor física ativam as mesmas regiões no cérebro.
[Imagem: Kross et al.]

Terminamos

Terminar um relacionamento amoroso é realmente algo difícil de fazer. E a recuperação desse rompimento pode ser ainda mais difícil e demorada.

Normalmente os amigos tentam consolar quem está "na fossa" aconselhando a esquecer o "ex" - ou a "ex" - e olhar para a frente.

Mas uma nova pesquisa sugere que refletir repetidamente sobre um rompimento na verdade acelera a recuperação emocional.

"Rompimentos acontecem com todos - a maioria dos adultos já experimentou pelo menos um em sua vida - e são tipicamente muito angustiantes," comenta a Dra. Grace Larson, da Universidade Northwestern, que fez o estudo em colaboração com seu colega David Sbarra, da Universidade do Arizona, ambas nos EUA.

Repisando

Há muitos estudos sobre o rompimento de relacionamentos, mas Larson e Sbarra queriam saber se as próprias técnicas de investigação não estavam afetando os participantes, uma vez que, durante os estudos, os voluntários precisam ficar "repisando" o fim do relacionamento à exaustão.

Uma preocupação que eles tinham era se os estudos poderiam estar prejudicando os participantes, conta a Dra. Larson: "À primeira vista, pode parecer que lembrar repetidamente aos participantes que eles tinham acabado de terminar - e pedir-lhes para descrever o rompimento de novo e novo - poderia retardar a recuperação."

Mas a dupla ficou surpresa ao descobrir o efeito oposto.

Conceito de si mesmo

Os voluntários que completaram o conjunto mais intensivo de tarefas e participaram de sessões quatro vezes ao longo de 9 semanas tiveram melhor recuperação global dos seus rompimentos do que os voluntários que foram entrevistados sobre o rompimento apenas no início e no final do estudo.

Os pesquisadores encontraram benefícios sobretudo no que eles chamam de "reorganização do conceito de si mesmo", o processo de se ver e definir-se como alguém separado do ex.

A mesma equipe já havia documentado que o fim de um relacionamento altera a percepção de si mesmo, e agora foi além, mostrando que é essencial perceber-se "um separado do outro", dando uma perspectiva de afastamento que ajuda na recuperação.

Pedir aos participantes para refletir sobre suas relações ajudou-os a "construir um forte senso de quem eles eram como pessoas solteiras," concluiu Larson.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Sexualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.