Ver:

 Temas
 Enfermidades





RSS Diário da Saúde

Twitter do Diário da Saúde

25/05/2015

Prender a respiração diminui sensação de dor

Com informações da New Scientist

Segurar a dor

Não vai ser possível escapar daquela injeção e está com medo da dor?

Pois parece ser suficiente inspirar profundamente e segurar a respiração para que a injeção torne-se um pouco mais suportável.

Quando você está estressado, sua pressão arterial sobe para alimentar adequadamente seu cérebro ou membros que você pode precisar para lutar ou fugir.

Mas seu corpo tem também uma resposta natural para se acalmar.

Sensores de pressão nos vasos sanguíneos em seus pulmões podem dizer ao seu cérebro para trazer a pressão de volta para baixo, e os sinais destes sensores fazem o cérebro "amortecer" o sistema nervoso, deixando-o menos sensível à dor.

Este mecanismo de amortecimento pode explicar por que as pessoas com pressão arterial mais elevada - ou hipertensão - parecem ter limiares de dor mais elevados.

Limitações

Gustavo Reyes del Paso, da Universidade de Jaén (Espanha), decidiu tirar a limpo se todas essas teorias poderiam se transformar em ações práticas, elevando o limiar de dor de uma pessoa.

Para descobrir, ele apertou fortemente as unhas de 38 pessoas durante 5 segundos, enquanto elas prendiam a respiração. Em seguida, ele repetiu o teste enquanto os voluntários respiravam lentamente.

Ambas são técnicas de distração, mas os voluntários relataram menos dor quando prenderam a respiração do que quando respiraram mais lentamente.

Mas não espere milagres, menos ainda substituir uma anestesia com uma inspiração profunda, sobretudo porque o truque parece funcionar apenas quando você está esperando pela dor: martele o dedo e amasse sua unha de verdade e não vai adiantar prender a respiração.

Além disso, o efeito medido pela equipe não é radical: em média, a dor relatada pelos voluntários caiu meio ponto, de 5,5 para 5, em uma escala de dor de 10 pontos.


Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Nervoso

Acidentes

Comportamento

Ver todos os temas

Mais lidas na semana:

O que é melhor: Meditação ou Férias?

Os muitos mitos sobre as Dores nas Costas

Carne e barbatana de tubarão contêm altos níveis de neurotoxinas

Dor de cabeça: Conheça aquelas que exigem tratamento

Medicamento desenvolvido no Brasil combate origem da hipertensão