30/06/2017

Autoridades alertam sobre droga que pode matar com uma inalação

Com informações da New Scientist
Droga que pode matar com uma inalação
Os antibióticos opiáceos, ou opioides, estão se transformando em drogas vendidas ilegalmente nas ruas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Remédio que virou droga

Em uma tentativa de frustrar a crescente epidemia de analgésicos opioides, sobretudo as mortes causadas por overdose, a agência de saúde dos EUA (FDA: Food and Drug Administration) solicitou à empresa Endo Pharmaceuticals que retire do mercado sua medicação opiácea contra dores, chamada Opana® ER.

A solicitação inédita foi feita, segundo a FDA, devido a preocupações de que a droga é alvo de abusos com facilidade.

Em nota, a empresa farmacêutica afirmou que está "analisando o pedido e está avaliando toda a gama de potenciais opções".

É um pequeno passo na luta contra a onda crescente de abuso de opiáceos, que já são considerados droga no Canadá.

Morte com uma inalação

Em um discurso na semana passada, Rod Rosenstein, do escritório de fiscalização de drogas dos EUA (Drug Enforcement Administration), disse que as mortes por sobredosagem de medicamentos aumentaram quase 20% em 2016 em comparação com o ano anterior.

Rosenstein também pediu que as agências governamentais tivessem extrema cautela ao manusear a fentanila, um opioide sintético que é de 50 a 100 vezes mais potente do que a morfina. Ele é prescrito para dores muito fortes, mas é cada vez mais vendido na rua.

"Inalar apenas algumas partículas no ar [de fentanila] pode ser fatal," disse Rosenstein.

No mês passado, um policial em Ohio entrou em colapso depois de apenas espanar com as mãos um pouco de fentanila de sua camisa. Ele sobreviveu, mas precisou de quatro doses de naloxona, um tratamento contra overdose.

No entanto, há boas notícias no horizonte. Na semana passada, pesquisadores da Califórnia informaram que uma vacina que bloqueia o "barato" da heroína mostrou-se eficaz em primatas não-humanos - o que seria a primeira vacina contra um opiáceo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Drogas Lícitas

Medicamentos

Vícios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.