20/04/2016

Os 6 elementos para um pedido de desculpas que funciona

Redação do Diário da Saúde
Os 6 elementos para um pedido de desculpas que funciona
É muito mais fácil perdoar e livrar-se da raiva quando o agressor toma a iniciativa e pede desculpas. Mas cuidado com alguns conceitos equivocados sobre o que é perdão.
[Imagem: Wikimedia/Joxemai]

Desculpas aceitas

Há seis componentes principais em um pedido de desculpas, ou de perdão - e quanto mais deles você incluir quando disser que está arrependido, mais eficaz será seu pedido de desculpas.

"Desculpas realmente funcionam, mas você deve se certificar de incluir o maior número possível dos seis componentes-chave," orienta Roy Lewicki, professor da Universidade do Estado de Ohio, que fez o estudo sobre as desculpas com seus colegas Robert Lount (Universidade do Estado de Ohio) e Beth Polin (Universidade Leste de Kentucky).

Mas se você tiver que resumir, há dois elementos que são os mais críticos para ter seu pedido de desculpas aceito.

Elementos de um pedido de desculpas

Em dois experimentos separados, a equipe avaliou como 755 pessoas reagiam às desculpas contendo de um a todos os seis elementos fundamentais do perdão:

  1. Expressão de pesar
  2. Explicação do que deu errado
  3. Reconhecimento da responsabilidade
  4. Declaração de arrependimento
  5. Oferta de reparação
  6. Pedido de perdão

Enquanto as melhores desculpas continham todos os seis elementos, o peso de cada um não foi o mesmo. "Nossos resultados mostraram que o componente mais importante é o reconhecimento da responsabilidade. Diga que a culpa é sua, que você cometeu um erro," orienta Lewicki.

O segundo elemento mais importante foi uma oferta de reparação do dano causado.

"Uma preocupação quanto às desculpas é que falar é fácil. Mas, dizendo 'Eu vou corrigir o que deu errado' você está se comprometendo a tomar medidas para desfazer o dano," disse ele.

Pedir perdão não é tão importante

Os próximos três elementos ficaram essencialmente empatados em terceiro lugar quanto à eficácia: expressão de pesar, explicação sobre o que deu errado e declaração de arrependimento.

O elemento menos eficaz de um pedido de desculpas foi justamente o pedido de perdão. "Isso é o que você pode deixar de fora se precisar," disse Lewicki.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Sentimentos

Preconceitos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.