22/07/2013

Encontrada segunda dupla hélice no corpo humano

Redação do Diário da Saúde
Encontrada segunda
Acaba de ser encontrada a segunda "dupla hélice" no organismo humano: a estrutura está presente no retículo endoplasmático, a fábrica de proteínas nas células.
[Imagem: Cell/Terasaki et al.]

A chamada "dupla hélice" do DNA - uma estrutura em formato de parafuso - sempre impressionou os cientistas pela eficiência dessa forma de guardar muitas informações em pouco espaço.

Assim, seria de espantar que a natureza tivesse usado uma solução tão engenhosa apenas uma vez.

Finalmente, graças ao aprimoramento das técnicas de microscopia, acaba de ser encontrada a segunda "dupla hélice" no organismo humano.

Dupla hélice do retículo endoplasmático

A técnica de enrolamento foi encontrada no retículo endoplasmático, a fábrica de proteínas existente no interior das células.

Até agora se acreditava que o retículo endoplasmático fosse formado por uma série de folhas empilhadas, onde cada folha seria uma membrana cravejada com as moléculas que formam as proteínas.

O novo método de imagens de microscopia, contudo, revelou uma estrutura 3D, onde as folhas se unem, organizando-se de forma semelhante a uma garagem com rampas helicoidais para ligar os diferentes níveis.

Esta estrutura permite o empacotamento muito denso das folhas do retículo endoplasmático, maximizando a quantidade de espaço disponível para a síntese de proteínas dentro dos pequenos limites de uma célula.

"A geometria do retículo endoplasmático é tão complexa que os seus detalhes nunca foram totalmente descritos, mesmo agora, 60 anos depois de sua descoberta," comenta Mark Terasaki, da Universidade de Connecticut (EUA), um dos autores da descoberta. "Nossos resultados poderão levar a novos insights sobre o funcionamento desta importante organela."

Estacionamento dinâmico

Esta estrutura de garagem otimiza o empacotamento, maximizando o número de moléculas que sintetizam proteínas - os ribossomos.

Quando a célula necessita produzir mais proteínas, ela pode reduzir as distâncias entre as folhas - imagine esse mecanismo como um estacionamento que pudesse adicionar mais níveis quando começasse a ficar cheio.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Vitaminas

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.