07/07/2017

Espelho Mágico usa tecnologia para avaliar sua saúde na hora

Redação do Diário da Saúde
Espelho Mágico usa tecnologia para avaliar sua saúde na hora
O Espelho Mágico da Saúde está sendo testado comparando-se seus resultados com o de diagnósticos e exames convencionais.
[Imagem: Projeto Semeoticons/Divulgação]

Espelho Mágico da Saúde

Já pensou um Espelho Mágico que, em vez de lhe falar sobre a sua beleza, falhe-lhe sobre o seu estado de saúde?

Por mais fantástica que a ideia possa parecer, é isto mesmo o que uma equipe de pesquisadores de várias universidades europeias está construindo.

O projeto Semeoticons está sendo coordenado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR). O nome do projeto é uma sigla para a expressão em inglês equivalente a "Tecnologia Semiótica Orientada para o Cardiometabolismo Individual".

A superfície reflexiva do espelho tem uma interface sensível ao toque que permite ao usuário interagir com um sistema de computador equipado com câmeras multiespectrais, escâner 3D e um analisador de respiração. Um sistema de reconhecimento facial identifica automaticamente o usuário.

"O que você vê é um 'Espelho Mágico', ou melhor, um espelho inteligente que possui sensores e interatividade. Ele analisa sinais faciais para medir o nível de saúde da pessoa à sua frente," explica Sara Colantonio, pesquisadora de inteligência artificial e coordenadora do projeto Semeoticons.

"Num instante, um flash ultravioleta irá identificar substâncias na pele que estão associadas ao risco de diabetes. A seguir, ele captura imagens por 20 segundos para estudar micromovimentos faciais que indicam o nível de estresse da pessoa. E então um ponto de luz permite ao sistema estudar outros indicadores da pele relacionados ao colesterol," explicou Veronica Chiara Zuccalà, membro da equipe.

"No final da aquisição de dados, o sistema integra todos os parâmetros faciais em um 'índice de bem-estar' que mostra o risco de doenças cardiometabólicas," acrescentou Colantonio.

Espelho Mágico usa tecnologia para avaliar sua saúde na hora
Parte da equipe de desenvolvimento olhando-se através do Espelho Mágico da Saúde.
[Imagem: Projeto Semeoticons/Divulgação]

Conselhos para uma saúde melhor

Três protótipos totalmente funcionais já foram construídos e testados com sucesso em centenas de voluntários. Ensaios clínicos na França e na Itália mostraram uma boa correlação entre as leituras do espelho e os resultados dos métodos de diagnóstico convencionais.

Contudo, antes que o Espelho Mágico da Saúde possa chegar o mercado a equipe pretende torná-lo menos frágil e mais barato.

"Este aparelho é tecnicamente muito complexo, com muitas câmeras, seis em cima e duas na parte inferior, de modo que o custo é alto. Estamos pensando em projetar novos subprodutos com menos funções, mas que ainda forneçam informações relevantes para o usuário - serão menores e custarão menos," disse Meritxell Gimeno Garcia, executivo de uma das empresas parceiras do projeto.

"Uma vantagem deste instrumento é que ele não fornece apenas informações sobre a possível presença de fatores de risco cardiometabólicos, mas também sugere um estilo de vida melhor - uma dieta melhor, atividade física e como evitar maus hábitos, como fumar," acrescentou a pesquisadora Maria Aurora Morales.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Prevenção

Diagnósticos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.