05/04/2017

Estimulação Transcraniana ajuda na recuperação da fala após AVC

Redação do Diário da Saúde
Estimulação Transcraniana ajuda na recuperação da fala após AVC
No tratamento da afasia, a aplicação elétrica é dirigida paras as áreas do cérebro apontadas como responsáveis pela linguagem segundo as teorias científicas mais aceitas.
[Imagem: UMAP/Univ. Michigan]

Afasia

A Estimulação Transcraniana (ETCC) encontrou mais uma aplicação promissora.

Além de melhorar a memória e poder se tornar uma alternativa aos antidepressivos, a técnica está sendo usada como terapia na recuperação de pacientes que sofreram derrame cerebral.

Pesquisadores estão testando as correntes elétricas não-invasivas e de baixo nível aplicadas sobre o crânio para ajudar os pacientes que, após o AVC, apresentaram distúrbios de fala e linguagem, uma condição chamada afasia.

"Os primeiros resultados do ETCC têm sido encorajadores para a recuperação da linguagem, mas precisamos saber mais. É isso que nossa pesquisa ajudará a fazer," disse Carol Persad, da Universidade de Michigan (EUA).

O que é estimulação transcraniana?

São estímulos ou baixos níveis de corrente elétrica constantemente direcionados a regiões específicas do cérebro. Normalmente a corrente elétrica é transmitida por 20 minutos, mas pode variar de apenas alguns minutos a meia hora em cada sessão. A aplicação é dirigida para as áreas do cérebro apontadas como responsáveis pela linguagem segundo as teorias científicas mais aceitas.

A ETCC não é invasiva e é indolor. É comprovadamente segura em muitas aplicações e tem uma longa história de uso eficaz para outras condições. Os efeitos colaterais mais comuns são formigamento ou coceira do couro cabeludo e vermelhidão da pele onde os pequenos eletrodos foram grudados.

Existem dois modos de estimulação ETCC: anódico e catódico. O anódico estimula a atividade neuronal, enquanto o catódico reduz ou inibe a atividade neuronal. Este estudo está se concentrando sobretudo na estimulação anódica, devido aos melhores resultados obtidos até agora.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Cérebro

Sistema Circulatório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.