13/11/2015

Criado um exame que detecta qualquer vírus

Redação do Diário da Saúde
Exame que detecta qualquer vírus
O novo exame de amplo espectro promete acabar com o famigerado diagnóstico de "virose".
[Imagem: National Institute of Allergy and Infectious Diseases]

Virose?

Pesquisadores anunciaram o desenvolvimento de um novo tipo de exame que seria capaz de detectar praticamente qualquer vírus que infecta pessoas e animais.

Se chegar a ser amplamente o usado, o novo exame poderá acabar com o famoso "diagnóstico" de virose, que nunca especifica o que causa o mal-estar - neste caso, o laboratório conseguiria indicar precisamente o vírus que causa a infecção, permitindo que o médico receite tratamentos mais direcionados.

Hoje, cada exame testa a presença de um tipo específico de vírus: um exame para detectar o vírus ebola não irá detectar o vírus da dengue, por exemplo.

Rede para vírus

"Com este teste, você não tem que saber o que você está procurando," disse Gregory Storch, da Universidade de Washington (EUA).

"Ele lança uma rede grande e pode detectar com eficiência vírus que estão presentes em níveis muito baixos. Acreditamos que o teste será especialmente útil em situações onde o diagnóstico permanece indefinido após o teste-padrão ou em situações em que a causa de um surto de doença é desconhecida," completou o pesquisador.

Os exames virais atuais não são sensíveis o suficiente para detectar baixos níveis de partículas virais, ou se limitam a tentar detectar apenas os vírus suspeitos de serem responsáveis pela doença de um paciente.

Domínio público

Os pesquisadores estão colocando a tecnologia que desenvolveram disponível publicamente para cientistas e médicos de todo o mundo, a fim de beneficiar os pacientes e novas pesquisas.

Contudo, ainda estão em andamento estudos adicionais para validar a precisão do teste, de forma que ainda poderão se passar alguns anos antes que ele se torne disponível nos laboratórios clínicos.

ViroCap

O novo teste - chamado ViroCap - pode detectar vírus não encontrados por testes-padrão baseados no sequenciamento do genoma.

O exame sequencia e detecta os vírus nas amostras dos pacientes e é tão sensível quanto o ensaio considerado padrão ouro do campo, chamado PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), amplamente usado nos laboratórios clínicos. No entanto, mesmo os ensaios de PCR mais amplos só conseguem rastrear cerca de 20 vírus semelhantes ao mesmo tempo.

O ViroCap poderia ser utilizado para detectar focos de vírus mortais, como Ebola, Marburg e SARS (síndrome respiratória aguda grave), bem como os vírus mais comuns, incluindo o rotavírus e o norovírus, ambos causas de infecções gastrointestinais.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Vírus

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.