Exercícios físicos e mentais geram diferentes benefícios cerebrais

Exercícios físicos e mentais geram diferentes benefícios cerebrais
Há também uma Dieta da Mente, que evita o declínio cognitivo.
[Imagem: Rusch University Medical Center]

Um exercício para cada coisa

Se a prática leva à perfeição ou não, o fato é que diferentes tipos de exercícios fazem bem ao cérebro - cada um a seu modo.

O treinamento cognitivo melhora a função executiva do cérebro, enquanto a atividade física aeróbica melhora a memória.

Experimentos realizados com adultos saudáveis comprovaram que exercícios mentais - o treinamento cognitivo - geraram mudanças positivas na função executiva cerebral, bem como um aumento de 7,9% no fluxo cerebral global, em comparação com os adultos que participaram de um programa de exercícios aeróbicos.

Mas a memória só melhorou para aqueles que praticaram exercícios físicos.

Todos os participantes eram adultos sedentários, com idades entre 56 e 75 anos, e foram sorteados para participar ou do treinamento cognitivo ou do treinamento físico. Ambos consistiam em exercícios três horas por semana durante 12 semanas.

Recuperando a saúde cerebral

O grupo de exercício aeróbico registrou melhorias na memória, tanto imediata quanto de longo prazo, que não foram vistas no grupo de treinamento cognitivo.

O grupo dos exercícios mentais e de raciocínio apresentou melhoras em funções executivas do cérebro, como atenção, raciocínio integrativo e solução de problemas.

"Nós podemos perder de 1 a 2 por cento do fluxo sanguíneo cerebral global a cada década, a partir dos 20 anos. Ver um aumento de quase 8% no fluxo sanguíneo cerebral no grupo de treinamento cognitivo pode ser visto como recuperar décadas de saúde do cérebro, já que o fluxo de sangue está associado à saúde neural," disse a Dra. Sandra Bond Chapman, da Universidade do Texas em Dallas (EUA), principal autora do estudo.

O estudo foi publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience.


Ver mais notícias sobre os temas:

Cérebro

Memória

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.