Exercitar uma vez por semana é suficiente para mulheres

Exercícios uma vez por semana são suficientes para mulheres mais velhas
Exercitar apenas uma vez por semana gerou aumentos significativos na força muscular, no condicionamento cardiovascular e nas tarefas funcionais.
[Imagem: University of Alabama at Birmingham]

Mulheres com mais de 60 anos de idade não precisam virar sócias das academias para se beneficiarem dos exercícios físicos.

Exercitar-se apenas um dia por semana é suficiente para que elas melhorem significativamente a força e a resistência muscular e a saúde cardiovascular.

O estudo acompanhou mulheres na terceira idade que realizaram exercícios aeróbicos e treinamento de resistência durante 16 semanas.

Um grupo realizou as atividades combinadas uma vez por semana, um segundo grupo duas vezes por semana, e um terceiro grupo, três vezes por semana.

Os resultados mostraram aumentos significativos na força muscular, no condicionamento cardiovascular e nas tarefas funcionais em todos os grupos.

O inesperado é que não houve diferenças significativas nos resultados entre os grupos.

"Uma das maiores barreiras para as atividades físicas para a população idosa do sexo feminino é a adesão, e uma das principais conclusões do estudo é que fazer só um pouco de exercício já é suficiente," disse Gordon Fisher, da Universidade do Alabama em Birmingham (EUA).

Dizer às pessoas que elas precisam fazer exercícios entre três e cinco dias por semana para melhorar sua saúde em geral pode ser um grande obstáculo.

"A falta de tempo é a barreira mais frequentemente citada para a adesão aos exercícios. Este estudo demonstra que fazer tão-somente um treino combinado de aeróbica e de resistência por semana pode fornecer uma série de benefícios para a qualidade de vida e da saúde global das mulheres mais idosas," disse Fisher.

Segundo ele, os profissionais de saúde devem considerar a incorporação deste tipo de treinamento quando a mulher não puder fazer exercícios vigorosos ou na frequência tipicamente recomendada.


Ver mais notícias sobre os temas:

Atividades Físicas

Terceira Idade

Saúde da Mulher

Ver todos os temas >>   


  

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2016 www.diariodasaude.com.br. Conteúdo publicado sob licença de www.sciencetolife.com. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.